Ação idealizada pelo deputado Alex Redano prevê atendimentos médicos e entrega de óculos de grau, com recursos de R$ 5,7 milhões em emenda parlamentar
Porto Velho, RO – O atendimento ao público do projeto “Levando Saúde” teve início nesta quarta-feira (22), em Porto Velho, reunindo serviços gratuitos em diversas áreas da saúde. A iniciativa foi lançada oficialmente pelo presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), durante coletiva de imprensa na sede do Instituto Asas Pela Amazônia, parceiro da ação. O programa disponibiliza consultas oftalmológicas com fornecimento imediato de óculos de grau e oferece, ainda, a aplicação gratuita do contraceptivo Implanon, além de atendimentos com clínico geral, ultrassonografias e exames preventivos de papanicolau.
Com investimento de R$ 5,7 milhões oriundos de emenda individual do deputado, o projeto foi estruturado para auxiliar pacientes que aguardam atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). O valor possibilitou a aquisição de materiais e insumos, enquanto o Instituto Asas Pela Amazônia, entidade sem fins lucrativos, mobilizou equipes médicas voluntárias para a execução dos serviços.
Durante a apresentação do programa, Redano afirmou que a expectativa é atender 8 mil pessoas, previamente agendadas. “Serão atendidas 8 mil pessoas, previamente agendadas. Exame de vista com médico oftalmologista, já sai com óculos, que é uma novidade. E também a colocação do Implanon, que está tendo uma procura muito grande, e várias consultas médicas”, declarou o parlamentar. Ele destacou que o objetivo é reduzir as filas do SUS por meio de atendimento direto a pacientes cadastrados no Sistema de Regulação (Sisreg).
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
Além dos encaminhados pelo sistema público, pessoas em situação de vulnerabilidade também podem participar. O agendamento pode ser feito via WhatsApp do instituto, pelo número (69) 99358-1658, ou de forma presencial na sede, localizada na Rua Quintino Bocaiuva, 1850, bairro São Cristóvão, em Porto Velho.
Entre os primeiros beneficiados está o morador Silvio Tarcisio Costa Nunes, que procurou o projeto após ler a notícia em um jornal. “Essa iniciativa é muito boa, né? Para a população que é carente de atendimento, de saúde, de tudo, né? De outras especialidades, principalmente”, afirmou após passar por consulta oftalmológica e clínica geral.
A coordenadora do Levando Saúde, Lane Lima, informou que até dezembro deverão ser realizadas 3.700 consultas oftalmológicas e 3.200 aplicações de Implanon. “O Instituto, através do projeto Levando Saúde, tem essa tratativa com a Secretaria de Saúde, essa parceria, onde a secretaria encaminha para a gente a lista de pacientes pela lista de frequência que estão aguardando e a gente faz a busca ativa”, explicou.
As consultas estão sendo realizadas na sede recém-inaugurada do Instituto Asas Pela Amazônia, até o dia 31 de outubro. No fim de semana, os atendimentos serão transferidos para a entidade Santiago Maior, na Zona Leste da capital. O projeto também percorrerá outras cidades do estado, como Cacaulândia, Buritis, Machadinho d’Oeste, Alto Paraíso, Rio Crespo, Cujubim e Ariquemes — onde o atendimento ocorrerá nos dias 27 e 28 de outubro.