Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

RELAÇÕES BRASIL-EUA
“Ótima reunião”, diz Lula no Instagram após encontro com Donald Trump; pauta tratou de tarifas e relações bilaterais

🛠️ Acessibilidade:

Presidentes do Brasil e dos Estados Unidos definem início imediato de negociações para suspensão de sanções comerciais

Por Informa Rondônia - domingo, 26/10/2025 - 08h47

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 312 vezes

Porto Velho, RO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva relatou neste domingo, 26 de outubro de 2025, que sua reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi utilizada para tratar da agenda comercial entre os dois países. Segundo o que informou nas redes sociais, o diálogo ocorreu em Kuala Lumpur, na Malásia, durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), e teve caráter direto sobre as tarifas aplicadas pelos Estados Unidos contra produtos brasileiros.

Mais cedo, na parte do encontro aberta à cobertura de imprensa, Lula afirmou a Trump que o Brasil pretende manter uma relação construtiva com os Estados Unidos e pediu que o aumento tarifário seja suspenso enquanto houver negociações em andamento. Em julho deste ano, a administração norte-americana anunciou a cobrança adicional de 50% sobre todas as exportações brasileiras destinadas ao mercado dos Estados Unidos. Após a medida, também houve a revogação de vistos e outras formas de restrição envolvendo autoridades brasileiras, incluindo ministros e integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF).

Lula declarou durante a reunião: “O Brasil tem interesse de ter uma relação extraordinária com os Estados Unidos. Não há nenhuma razão para que haja qualquer desavença entre Brasil e Estados Unidos, porque nós temos certeza que, na hora em que dois presidentes sentam em uma mesa, cada um coloca seu ponto de vista, cada um coloca seus problemas, a tendência natural é encaminhar para um acordo”.

O encontro, que durou aproximadamente 50 minutos, contou com a presença do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.

Após a reunião, Mauro Vieira informou que Trump deu orientações para que sua equipe inicie, ainda neste domingo na Malásia, as conversas bilaterais sobre a revisão das tarifas. De acordo com o chanceler, o fuso horário local está 11 horas à frente do Brasil, e as tratativas serão conduzidas com o objetivo de buscar uma definição em curto prazo. “A reunião foi muito positiva, o saldo final é ótimo. O presidente Trump declarou que dará instruções a sua equipe para que comece um processo, um período de negociação bilateral, que deve se iniciar hoje ainda, porque é para tudo ser resolvido em pouco tempo”, declarou Vieira.

O chanceler também relatou que Trump fez referências ao percurso político de Lula, citando que ele já comandou o país por dois mandatos, enfrentou processos no Brasil, retomou sua atuação política e voltou à chefia do Executivo ao conquistar o terceiro mandato. Vieira comunicou ainda que Trump demonstrou interesse em realizar uma visita ao Brasil, sem que tenha sido mencionada uma data específica. Lula, segundo o ministro, também aceitou comparecer aos Estados Unidos. Vieira acrescentou que Trump declarou ter apreço pelo Brasil e pelo povo brasileiro.

Por meio das redes sociais, Lula afirmou que as equipes diplomáticas de ambos os países deverão prosseguir com as negociações para tratar das tarifas e das sanções impostas pela administração norte-americana contra autoridades brasileiras. Segundo o registro feito na internet, a conversa foi qualificada como “ótima” e conduzida com franqueza.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: