Projeto Cidadania em Movimento oferece serviços gratuitos de saúde, documentação e assistência com apoio de diversas secretarias municipais
Porto Velho, RO – Moradores dos distritos de Nova Califórnia e Extrema vão receber neste fim de semana uma nova edição do projeto Cidadania em Movimento, promovido pela Prefeitura de Porto Velho. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), disponibilizará atendimentos gratuitos voltados à inclusão social, saúde, emissão de documentos e orientação jurídica.
No sábado (8), o evento será realizado em Nova Califórnia, das 8h às 14h, na Escola Municipal Maria Jacira F. de Carvalho, localizada na rua Cafelândia, s/n. No domingo (9), a ação segue para Extrema, também das 8h às 14h, na Escola Municipal 13 de Maio, situada na rua Campo Grande, nº 582.
Durante os dois dias, os moradores terão acesso a uma série de serviços oferecidos por secretarias municipais e instituições parceiras. Entre eles estão: Cadastro Único (CadÚnico), emissão das carteiras do Idoso, ID Jovem, Autista e Passe Livre Estadual (DER), além de atendimentos da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (STRE), como relatórios CNIS e Caged, registro profissional, emissão da Carteira de Trabalho Digital e consultas sobre abono salarial e seguro-desemprego.
Outros serviços disponíveis incluem a solicitação da 2ª via de certidões de nascimento e casamento, CPF e título de eleitor. A população também contará com palestras sobre higiene bucal, cortes de cabelo gratuitos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, alistamento militar, atendimento psicossocial, programa Mamãe Cheguei e orientação jurídica prestada pela OAB.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
Os atendimentos serão realizados mediante distribuição de senhas por ordem de chegada. Para participar, é necessário apresentar documentos originais como certidão de nascimento ou casamento (com averbação do divórcio, se for o caso), RG, CPF, foto 3×4, comprovante de residência, título de eleitor, carteira de trabalho e cartão de vacina.
As gestantes que desejarem solicitar o benefício do programa Mamãe Cheguei devem apresentar Cadastro Único atualizado, RG, CPF e cartão de gestante. Já para o cadastramento no CadÚnico, são exigidos RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e declaração escolar das crianças.
A ação tem a participação de parceiros como as secretarias municipais de Saúde (Semusa) e de Educação (Semed), a Junta Militar, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Rondônia, a Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO).
De acordo com a secretária da Semias, Lucília Muniz de Queiroz, o objetivo é ampliar o acesso aos serviços públicos. “O projeto Cidadania em Movimento leva serviços essenciais diretamente até onde o cidadão está — especialmente para quem vive longe dos centros urbanos ou tem dificuldade de locomoção. É a chance de regularizar documentos, acessar benefícios sociais e cuidar da saúde, tudo em um só lugar. Com foco nas regiões mais vulneráveis, o projeto reforça o compromisso da gestão Léo Moraes com a inclusão e a promoção da cidadania”, afirmou.




