Proposta visa consolidar políticas permanentes de inclusão e ampliar a acessibilidade para pessoas com deficiência no Parlamento de Rondônia.
Porto Velho, RO – Em sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o deputado Ismael Crispin apresentou um requerimento propondo a criação do Departamento de Acessibilidade, com o objetivo de fortalecer a inclusão e promover a igualdade de participação entre pessoas com e sem deficiência nas atividades da Casa.
A proposta prevê a institucionalização de ações voltadas à acessibilidade plena, abrangendo medidas para eliminar barreiras arquitetônicas, comunicacionais e digitais. O novo departamento também deve ampliar a presença de intérpretes de Libras nas sessões e audiências, além de garantir atendimento acessível e reforçar políticas públicas voltadas à inclusão.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
Segundo Ismael Crispin, a criação do setor representa um passo importante para que o Legislativo estadual se torne um modelo de acessibilidade. “A Assembleia Legislativa precisa ser referência em acessibilidade e inclusão, mostrando que o poder público é, de fato, de todos. A criação deste departamento representa um marco histórico para o fortalecimento das políticas inclusivas em Rondônia”, afirmou.
O parlamentar destacou ainda que a atual estrutura de atendimento às pessoas com deficiência e à comunidade surda é limitada e carece de profissionais e equipamentos adequados. Para ele, a criação do novo departamento permitirá o planejamento de ações mais efetivas, valorização das equipes e consolidação de Rondônia como exemplo de acessibilidade no país.




