Iniciativa da Semtel, iniciada no segundo semestre, já beneficiou mais de 100 alunos da rede municipal de ensino
Porto Velho, RO – Mais de 100 alunos da rede pública municipal já participaram das atividades do projeto “Turista Aprendiz”, promovido pela Prefeitura de Porto Velho por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel). A ação, realizada neste segundo semestre, levou estudantes da Escola Municipal Francisco Erse ao Museu da Memória Rondoniense, onde puderam conhecer de perto o acervo que retrata a história do Estado de Rondônia.
De acordo com a guia de Turismo da Semtel, Márcia Borges da Silva, a iniciativa tem proporcionado aos alunos experiências práticas sobre os conteúdos estudados em sala de aula, fortalecendo o aprendizado e o conhecimento sobre o patrimônio histórico e cultural. “A equipe de Turismo da Semtel vai até a escola, mediante agendamento junto à secretaria, e leva os alunos para ver na prática a história que aprenderam em sala de aula, na teoria. E isso é muito gratificante, pois estamos contribuindo com a formação de futuros cidadãos conscientes de sua história. Além disso, os alunos se tornam multiplicadores de tudo que aprenderam e levam para casa, compartilhando com os pais e outros amigos”, afirmou.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
Segundo Márcia, o projeto estimula o senso de pertencimento e a valorização do patrimônio do município. Aleks Palitot, secretário-executivo de Turismo da Semtel, destacou a inspiração que originou a proposta. “O projeto é baseado e inspirado na obra ‘O Turista Aprendiz’, de Mário de Andrade, escritor modernista da Academia Brasileira de Letras, que fez uma expedição aqui na cidade de Porto Velho, em julho de 1927. Em sua passagem, visitou e registrou importantes lugares e, posteriormente, escreveu o livro. Por isso, criamos esse projeto de turismo pedagógico”, explicou.
A professora Tamara Neves Ferreira ressaltou que a atividade contribui para a formação cidadã e complementa o conteúdo pedagógico trabalhado nas escolas. “Estamos levando para nossas crianças a valorização da nossa história e isso vem ao encontro do pedagógico que temos trabalhado em sala de aula. As crianças têm a noção de onde vieram, a cidade em que vivem e o que devem cuidar. Esse passeio vai agregar à memória afetiva, além da responsabilidade com os monumentos, com a cultura e com a história da nossa cidade”, destacou.
As escolas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com a Semtel pelo e-mail [email protected] para realizar o agendamento das visitas.




