Atendimento aos produtores ocorrerá em espaço exclusivo no Complexo Madeira-Mamoré, entre 27 e 30 de novembro
Porto Velho, RO – Durante a realização da 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar (Agrotec 2025), os produtores rurais de Porto Velho poderão emitir o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) diretamente no local. O serviço, oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), começará a funcionar oficialmente durante o evento, que acontecerá de 27 a 30 de novembro no Complexo Madeira-Mamoré.
O espaço destinado ao atendimento contará com equipes da Semagric responsáveis pela triagem documental, emissão do cadastro e entrega imediata do protocolo de encaminhamento às instituições de crédito parceiras.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
Segundo o secretário da pasta, Rodrigo Ribeiro, a medida busca simplificar o acesso do agricultor às políticas públicas e ampliar as oportunidades de financiamento rural. “O CAF é a nova identidade da agricultura familiar. Ele substitui a antiga DAP e é o primeiro passo para que o produtor tenha acesso a programas de incentivo, financiamento e assistência técnica. Ao lançar esse serviço dentro da Agrotec, garantimos mais agilidade e menos burocracia, permitindo que o agricultor já saia com o protocolo pronto para buscar o crédito”, explicou.
A descentralização do processo de emissão do CAF tende a reduzir deslocamentos e agilizar o atendimento. Além disso, o banco de dados formado pela Semagric permitirá identificar as principais cadeias produtivas e orientar futuras ações e políticas públicas voltadas ao setor.
O produtor rural Iuderci Knup, morador do distrito de Nova Califórnia, afirmou que a novidade trará benefícios diretos aos agricultores. “Essa iniciativa da Semagric vai facilitar muito a vida dos produtores que têm dificuldade na emissão do documento. Com o CAF sendo feito pela própria Semagric, tudo fica mais prático, pois poderemos dar entrada no financiamento para investir na lavoura”, destacou.




