Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

ASSISTÊNCIA SOCIAL
Programas sociais do Governo de Rondônia contemplam catadores, gestantes e formandos.

🛠️ Acessibilidade:

Entrega de kits dos projetos Rondônia Recicla, Mamãe Cheguei e Vencer reforça ações voltadas à proteção, capacitação e acolhimento social

Por Informa Rondônia - segunda-feira, 10/11/2025 - 09h44

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 474 vezes

Porto Velho, RO – Onze catadores de materiais recicláveis de Espigão do Oeste receberam, no dia 6 de novembro, kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) entregues pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família e do Desenvolvimento Social (Seas). Cada trabalhador recebeu um conjunto de 11 itens de segurança, entre eles máscara respiratória, avental, abafador de ruídos, protetor auricular, óculos, calça com faixa refletiva, colete sinalizador, camiseta de manga longa, botina, luva anticorte e chapéu árabe com protetor de pescoço. A entrega faz parte do projeto Rondônia Recicla, voltado à inclusão social e à segurança no trabalho de catadores.

O governador Marcos Rocha destacou que os catadores têm papel essencial na preservação ambiental, transformando materiais descartados em novos produtos e evitando o acúmulo de lixo e a contaminação de recursos naturais. “A entrega desses kits é o reconhecimento do governo a este importante trabalho realizado pelos catadores, que em sua maioria trabalhavam sem qualquer proteção, conforme levantamento feito pela Seas”, afirmou.

Com a ação em Espigão do Oeste, o governo totalizou 16 entregas de EPIs a trabalhadores do setor. As anteriores ocorreram em Ji-Paraná, Porto Velho, Rolim de Moura, Itapuã do Oeste, Vilhena, Cerejeiras, Jaru, Ariquemes, Cujubim, Buritis, Guajará-Mirim, Cacoal e Nova Mamoré. Nesta última, em 4 de novembro, 15 catadores foram contemplados em cerimônia que contou com a presença da secretária da Seas, Luana Rocha.

No município de Cacoal, no dia 30 de outubro, Luana Rocha entregou 18 kits enxoval do programa Mamãe Cheguei, compostos por 20 itens, incluindo berço portátil. No dia anterior, 46 formandos dos cursos de Eletricista Industrial, Cabeleireiro, Maquiador e Mecânico de Motocicleta, do programa estadual Vencer, receberam kits profissionais de trabalho.

A secretária destacou a importância dos programas sociais desenvolvidos pelo Estado. “São programas que atendem à população desde a gestação, como é o caso do Mamãe Cheguei e Crescendo Bem, voltado a crianças de 0 a 6 anos; Vencer, que capacita jovens e adultos ao mercado de trabalho; o Prato Fácil, que garante comida saudável e nutritiva, entre outros que vêm fazendo a diferença na vida de muitas pessoas em situação vulnerável”, afirmou.

Encerrando as atividades de outubro, 57 gestantes de Ariquemes foram contempladas com kits enxoval durante evento que promoveu rodas de conversa e orientações sobre maternidade, saúde mental e vínculo materno-infantil. A programação teve como tema “Cuidar de si para cuidar do bebê: saúde mental e vínculo materno-infantil”, e buscou fortalecer o acolhimento e a troca de experiências entre as beneficiárias e a Seas.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: