Encontro em Brasília reuniu governo estadual e Ministério da Agricultura para tratar da habilitação sanitária e abertura de novos mercados internacionais
Porto Velho, RO – Em Brasília, no dia 3 de novembro, representantes do governo de Rondônia participaram de uma reunião com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para tratar da ampliação do comércio internacional de carne e frango produzidos no estado. O encontro integra o processo de habilitação que permitirá a exportação de carne bovina a países com alto rigor sanitário, como o Chile e o Japão.
Estiveram presentes membros da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) e o diretor de Negociações Não Tarifárias do Mapa, Augusto Billi. A pauta foi a abertura de novos mercados e o fortalecimento da imagem da carne rondoniense junto a países que exigem elevados padrões de qualidade.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
O governador Marcos Rocha destacou que a iniciativa representa um avanço na consolidação da competitividade do setor produtivo estadual. “Rondônia dá um passo importante no processo de habilitação para exportar a carne bovina a países com alto rigor sanitário. A ação é feita em benefício do homem do campo para que o progresso do estado continue cada vez mais no cenário internacional”, declarou.
O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luiz Rua, ressaltou que a parceria com o governo de Rondônia tem rendido resultados, mencionando o recente acesso às Filipinas, o pré-listing para Singapura e a abertura da República Dominicana. Segundo ele, o trabalho segue em conformidade com os critérios e cronogramas definidos pelo Japão.
O secretário de Agricultura de Rondônia, Luiz Paulo, observou que a atuação conjunta busca ampliar a presença do estado no comércio exterior. “Estamos mantendo esse alinhamento técnico e diplomático com o Mapa para desenvolver a pauta de abertura de mercado da nossa carne e do nosso frango”, afirmou.




