Com metodologia sustentável e foco em acessibilidade, o Tribunal de Justiça de Rondônia amplia o alcance dos serviços judiciais com duas novas unidades no interior
Porto Velho, RO – A ampliação do acesso à Justiça no interior de Rondônia ganha novos avanços com a instalação de Fóruns Digitais em Urupá e São Felipe D’Oeste. As duas unidades integram o plano de expansão do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e têm como base um modelo de construção sustentável e o uso de tecnologia para atendimentos remotos.
Os processos licitatórios para execução das obras já foram concluídos. Em Urupá, a empresa contratada iniciou os serviços após a assinatura do contrato. Em São Felipe D’Oeste, o documento será assinado ainda nesta semana, dando início às atividades de implantação. Com essas estruturas, o TJRO passará a somar 11 Fóruns Digitais em funcionamento no Estado.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
As novas instalações seguem o mesmo padrão adotado em outras localidades, com ambientes planejados para a realização de audiências virtuais e atendimento remoto. O modelo construtivo busca reduzir impactos ambientais e otimizar o uso de recursos.
Em Urupá, o Fórum Digital atenderá cidadãos que hoje precisam percorrer cerca de 30 quilômetros até a comarca de Alvorada D’Oeste. Em São Felipe D’Oeste, a nova unidade facilitará o acesso aos serviços judiciais, atualmente disponíveis apenas no fórum de Pimenta Bueno, a quase 50 quilômetros de distância. Além da prestação de serviços da Justiça, o espaço reunirá atendimentos de mais de 17 instituições parceiras.
Reconhecido nacionalmente, o Fórum Digital do TJRO recebeu o Prêmio Innovare, uma das principais distinções do país voltadas às boas práticas no Judiciário. A iniciativa também foi destacada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como exemplo de boa prática, pelo impacto positivo na transformação digital e na ampliação do acesso à Justiça.




