Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

CONTROLE EXTERNO
Tribunal de Contas de Rondônia realiza capacitação sobre medição de benefícios do controle externo

🛠️ Acessibilidade:

Evento reúne servidores de vários estados e apresenta ferramentas para mensurar resultados das fiscalizações públicas

Por Informa Rondônia - quarta-feira, 12/11/2025 - 11h13

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 648 vezes

Porto Velho, RO – Na segunda-feira (10/11), teve início na Escola Superior de Contas (ESCon), em Porto Velho, a etapa Norte da capacitação sobre Quantificação de Benefícios dos Tribunais de Contas. O treinamento, organizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), busca aperfeiçoar métodos para identificar e divulgar os resultados concretos das ações de controle externo em todo o país. As atividades seguem até sexta-feira (13/11).

A abertura foi conduzida pelo conselheiro substituto do TCE-RO, Francisco Júnior, que destacou a importância da iniciativa. “O objetivo final é medir de que maneira os Tribunais de Contas estão atendendo os anseios da população brasileira”, afirmou.

O conteúdo da capacitação inclui o Manual de Quantificação de Benefícios (MQB) e a apresentação do Sistema de Informações de Benefícios do Controle Externo (SIBCE), ferramenta voltada à consolidação de dados e resultados de fiscalizações. Também foi exposta a experiência do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-Rio), referência nacional na aplicação da metodologia.

A formação é conduzida pelos servidores do TCM-Rio, Mário Bisneto, Fábio Tessinari e Ana Carolina. “A metodologia é extremamente importante para que todos os Tribunais falem a mesma linguagem e consolidem resultados em nível nacional, trazendo mais transparência para a sociedade”, observou Tessinari.

A servidora do TCE-RO, Ana Paula Ramos, ressaltou que a ação contribui para o aprimoramento do trabalho realizado pelos auditores. “É uma grande felicidade levar essa capacitação aos nossos auditores para que a sociedade receba mais esse produto, que é a qualificação da entrega e a uniformização das fiscalizações”, disse.

De acordo com Fernanda Santana, representante do Tribunal de Contas do Acre, a proposta vem em momento oportuno. “É importante nesse momento que estamos vivendo na nossa instituição, modernizando toda a estrutura. Quantificar os benefícios gerados é um ponto cerne para que a gente possa melhorar nossa atuação”, afirmou.

O encontro é promovido pelo TCE de Rondônia, em parceria com a Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e os Tribunais de Contas do Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e Rio Grande do Sul.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: