Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

PROJETO NOVO OLHAR
Parquinho construído por reeducandos é entregue ao abrigo infantil de Buritis

🛠️ Acessibilidade:

Estrutura foi produzida com madeira doada pelo Ibama e confeccionada na marcenaria do Centro de Ressocialização Jonas Ferreti

Por Informa Rondônia - sexta-feira, 14/11/2025 - 09h11

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 894 vezes

Porto Velho, RO – A fabricação do parquinho destinado ao abrigo de crianças e adolescentes de Buritis foi concluída na marcenaria do Centro de Ressocialização Jonas Ferreti, onde cinco reeducandos do regime fechado realizaram todo o trabalho. A entrega ocorreu na quarta-feira (12), com o apoio do governo de Rondônia. A madeira utilizada na estrutura foi disponibilizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A ação integra atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com a Vara da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO). O grupo de reeducandos atuou na confecção completa do espaço infantil, dentro do Projeto Novo Olhar, que prevê ações relacionadas à disciplina, formação profissional e práticas voltadas à reinserção social.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, comentou sobre o trabalho executado na unidade prisional. “Iniciativas como essa evidenciam o potencial transformador do trabalho nas unidades prisionais, que vai além da ressocialização e contribui diretamente para o bem-estar da comunidade”, destacou.

Além do parquinho entregue ao abrigo, a marcenaria do Centro de Ressocialização de Buritis já produziu outras três estruturas para uso comunitário. A primeira foi instalada na Praça Central do município, em 2023. Cerca de 60 dias antes da ação atual, um parquinho foi destinado à Casa dos Autistas. Outro equipamento foi entregue no dia 12 de novembro ao Espaço Recreativo da Casa Acolhedora de Buritis.

O diretor do Centro de Ressocialização Jonas Ferreti, Gilmar Mendes, informou que o trabalho é realizado por meio do Projeto Novo Olhar e que há duas novas solicitações de parquinhos em andamento. “É gratificante realizar essas entregas, pois promovemos ressocialização e a alegria das crianças”, afirmou.

Os reeducandos envolvidos no projeto recebem remuneração e têm direito à remição de pena conforme estabelece a Lei de Execução Penal (LEP), que prevê a redução de um dia da pena a cada três dias de trabalho. O secretário da Sejus, Marcus Rito, declarou que a iniciativa integra as ações implementadas pelo governo de Rondônia para promover ressocialização com retorno produtivo para a sociedade.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: