Atividade ocorreu na Empro e reuniu profissionais de diversos órgãos de segurança pública
Porto Velho, RO – Profissionais de diferentes instituições de segurança pública participaram, na quinta-feira (13/11), de um encontro promovido pela 26ª Promotoria de Justiça do Ministério Público de Rondônia. A iniciativa ocorreu na sede da Escola Superior do MPRO (Empro) e teve como objetivo nivelar práticas relacionadas à produção de provas e ao cumprimento da cadeia de custódia. A condução da atividade ficou a cargo do promotor de Justiça Dandy Jesus Leite Borges, responsável pelo Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública.
A programação incluiu uma palestra ministrada pelo perito criminal Marcelo Carlos dos Santos, diretor do Instituto Centro de Custódia e Vestígios e desenvolvedor do SisCOP. Ele abordou aspectos técnicos e jurídicos referentes à preservação de vestígios obtidos em investigações criminais.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
O encontro contou com a presença de servidores e agentes da Polícia Civil, Polícia Técnico Científica, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Sesdec e Sejus. O tema central foi a cadeia de custódia da prova e os procedimentos exigidos em lei para garantir a autenticidade do material coletado.
Durante a exposição, foram apresentados pontos relacionados às práticas aplicadas em buscas pessoais e domiciliares, além de desafios enfrentados pelas equipes ao longo das etapas de manutenção da cadeia de custódia.
O Ministério Público informou que o evento integrou ações voltadas ao aprimoramento dos procedimentos de produção de provas e ao diálogo contínuo com os órgãos de segurança pública.




