Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

REINTEGRAÇÃO SOCIAL
Ações de ressocialização unem limpeza urbana e instalação de bloquetes em unidade prisional feminina de Porto Velho

🛠️ Acessibilidade:

Serviços são executados entre 17 e 20 de novembro na área externa do Centro de Ressocialização Feminino Sueli Maria Mendonça

Por Informa Rondônia - quarta-feira, 19/11/2025 - 09h10

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 414 vezes

Porto Velho, RO – Os trabalhos realizados pelo governo de Rondônia entre os dias 17 e 20 de novembro concentram-se na área lateral do Centro de Ressocialização Feminino Sueli Maria Mendonça, em Porto Velho. As equipes atuam na limpeza urbana e na instalação de bloquetes, com foco em melhorias estruturais e na execução de atividades de ressocialização.

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) coordena a iniciativa, que utiliza mão de obra prisional para desenvolver os serviços na própria unidade. As ações incluem capina, retirada de entulhos, nivelamento de solo e colocação de bloquetes na área externa da unidade feminina.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, comentou sobre a proposta ao destacar que a realização das atividades combina preservação urbana com oportunidades de reintegração. “Cada atividade realizada gera aprendizado, disciplina e contribui para a ressocialização, ao mesmo tempo em que melhora os espaços públicos”, salientou.

Participam da ação 15 reeducandos da Colônia Agrícola Penal (Capep), conforme previsto na Lei de Execução Penal (LEP), que garante aos envolvidos o direito à remição de pena pela participação em trabalhos laborais.

O diretor-geral da Capep, Mailson Boiba, afirmou que as tarefas são importantes para o acesso e a manutenção do entorno da unidade. “Com a mão de obra dos reeducandos, realizamos o serviço sem precisar contratar mão de obra externa, e isso além de gerar ressocialização, gera economia para o estado”, explicou.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, reforçou a continuidade das ações voltadas ao trabalho prisional. “Nosso foco é garantir condições reais de ressocialização. Por isso, ofertamos o trabalho durante o cumprimento de pena, pois é por meio dele que fortalecemos a disciplina, a responsabilidade e o comprometimento, possibilitando um retorno à sociedade longe da criminalidade”, frisou.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: