Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

DESENVOLVIMENTO
Governo de Rondônia inaugura nova sede administrativa e armazém alfandegado do Porto de Porto Velho

🛠️ Acessibilidade:

Entregas ocorreram durante o evento que marcou os 50 anos do terminal administrado pela Soph

Por Informa Rondônia - quarta-feira, 19/11/2025 - 09h25

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 564 vezes

Porto Velho, RO – A celebração dos 50 anos do Porto de Porto Velho reuniu autoridades estaduais e federais nesta terça-feira (18), ocasião em que foram entregues a nova sede administrativa e um armazém alfandegado. Na mesma solenidade, foi assinado o Termo de Compromisso entre o governo de Rondônia e o Ministério de Portos e Aeroportos para investimento de R$ 20 milhões no cais flutuante. O Porto é administrado pela Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph).

Durante o evento, o governador Marcos Rocha destacou a importância do terminal para a economia estadual e mencionou ações recentes voltadas à infraestrutura. Ele afirmou: “É muito bom ver o Porto se aperfeiçoando e expandindo. Os avanços na logística portuária foram destravados com apoio do governo do estado e com recurso e gestão eficientes focados no desenvolvimento de Rondônia. Hoje, temos um Porto cada vez mais moderno e estratégico para exportação das produções rondonienses, reconhecido pela eficiência e responsabilidade e, com condições de obter recursos federais.”

Edigar Junio da Silva Martins, coordenador-geral de Governança Portuária do Ministério de Portos e Aeroportos, participou representando o ministro Silvio Serafim Costa Filho. Ele citou o desempenho recente do Porto e seu papel na movimentação de cargas. “O Porto de Porto Velho tem sido um indutor do desenvolvimento com muita eficiência. Em 2024 vivenciou um período de crescimento, movimentou cerca de 2 milhões de toneladas, obtendo o segundo lugar no Brasil, atrás de apenas um terminal. O Porto tem atendido essa função social de dar essa vazão para importação e exportação. E, hoje, estamos aqui celebrando o apoio do Ministério de Portos e Aeroportos para mais avanços”, afirmou.

O diretor-presidente da Soph, Fernando Parente, mencionou as premiações recebidas pelo Porto nos últimos anos. Segundo ele, o terminal alcançou primeiro lugar nacional em 2022 no avanço da gestão da autoridade portuária, destaque em 2023 pela eficiência econômica, reconhecimento em 2024 pela conformidade regulatória e premiação em 2025 nas áreas de meio ambiente, responsabilidade social e governança. Parente declarou: “São várias ações que hoje concretizam o Porto de Porto Velho entre os mais eficientes do Brasil e, essas entregas em comemoração aos 50 anos do Porto são um diferencial que vão mudar o rumo da navegação no estado. O desejo é que a gente consiga integrar o setor de navegação para que o estado trabalhe de maneira empenhada ao máximo no atendimento do setor produtivo. Nós temos que assumir o nosso protagonismo e a nossa posição estratégica para escoamento da produção por meio da hidrovia do Madeira. Essa logística nos permite ser mais competitivos junto ao mercado externo e ao mercado doméstico também, facilitando e permitindo que o estado cada vez mais consiga ser mais produtivo.”

As novas estruturas foram construídas com investimento aproximado de R$ 17 milhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com administração do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A sede e o armazém ampliam a capacidade de armazenagem e movimentação do Porto, além de oferecer instalações atualizadas para servidores e operadores logísticos.

O armazém alfandegado foi projetado conforme padrões técnicos internacionais e atende às exigências da Receita Federal e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A operação do espaço deve atrair novas cargas e reforçar o perfil multimodal do Porto, que atualmente movimenta grãos, madeira, derivados de petróleo, carnes, pescado, fertilizantes, equipamentos agrícolas e outros produtos.

O coordenador de Obras de Infraestrutura Portuária do Dnit, Lindomar Luiz de Abreu Junior, comentou sobre a obra. “É um contentamento participar da inauguração dessa obra tão importante para a infraestrutura portuária nacional e fazer parte desse momento de realização rondoniense.”

Situado às margens do Rio Madeira e conectado à BR-364, o Porto de Porto Velho também integra a rota binacional até o Pacífico, utilizada para conexões logísticas entre Brasil, Bolívia, Peru e mercados orientais.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: