Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

AUDITORIA INTERNA
Revista do CNJ registra prática adotada pela Auditoria Interna do TJRO

🛠️ Acessibilidade:

Terceiro volume dos Anais reúne estudos de vários tribunais e inclui trabalho produzido por servidores do Judiciário de Rondônia

Por Informa Rondônia - quarta-feira, 19/11/2025 - 10h05

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 474 vezes

Porto Velho, RO – A nova edição da revista Anais do Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reúne experiências de diferentes tribunais do país e traz entre seus conteúdos uma prática aplicada pela Auditoria Interna do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). O volume compila iniciativas relacionadas à auditoria interna, gestão de riscos e governança pública.

O material, composto por 62 páginas distribuídas em nove capítulos, apresenta o artigo elaborado pelos servidores Lucas Daniel Almada e Wanderley de Oliveira Sousa Junior, auditores da Auditoria Interna do TJRO. No texto, são detalhadas ações voltadas à prevenção de descumprimentos da Lei de Responsabilidade Fiscal ao término de mandatos, incluindo a formalização de controles, o exame de entendimentos jurisprudenciais e a oferta de orientações práticas a gestores.

Conforme descrito na publicação, a aplicação da prática resultou na diminuição da probabilidade de descumprimentos relacionados à LRF. O estudo registra que essa atuação contribuiu para impedir atos nulos, reduzir riscos de responsabilização, facilitar a elaboração da prestação de contas anual e preservar informações institucionais.

A abertura da revista é assinada por Maurício Cardoso, auditor-chefe do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). O conjunto de estudos também reúne práticas apresentadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13). Do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), consta o relato de uma consultoria interna que modificou a gestão de riscos. Outro artigo trata da adoção de linguagem simples em relatórios de auditoria, tema abordado por Adail Vilela de Almeida, do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). O volume encerra-se com o modelo de gestão ágil utilizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15).

Os Anais do Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário reúnem documentos apresentados por expositores do evento, com estudos que abordam aspectos teóricos e práticos ligados à atividade de auditoria interna, gerenciamento de riscos, controle interno, integridade e governança utilizados por órgãos públicos.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: