Iniciativa reuniu órgãos municipais, estaduais e comissões da OAB em atividades com estudantes e moradoras da comunidade
Porto Velho, RO – No Distrito de São Carlos, em Porto Velho, a Polícia Rodoviária Federal em Rondônia realizou, nesta terça-feira (19), uma ação coordenada pelo Escritório Regional de Direitos Humanos (ERDH). A atividade reuniu diferentes instituições para trabalhar temas relacionados à garantia e promoção de direitos humanos.
O conjunto de ações foi direcionado a estudantes das escolas municipal e estadual, além de moradoras da comunidade. Os participantes acompanharam conteúdos que abordaram direitos da criança e do adolescente, com foco em temas como abuso sexual, bullying, racismo, injúria racial, cotas raciais, conscientização étnica e orientação profissional.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
Paralelamente às atividades destinadas aos alunos, um grupo de mulheres participou de uma roda de conversa. No encontro, foram compartilhadas vivências da região ribeirinha e discutidos aspectos relacionados ao fortalecimento de vínculos, autonomia e autoconfiança. A programação também incluiu sugestões de empreendedorismo e reflexões sobre perspectivas de futuro.
A mobilização envolveu o Ministério Público de Rondônia, a Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (SIAS), a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e comissões da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O trabalho conjunto teve como objetivo ampliar a rede de proteção e aperfeiçoar encaminhamentos e atendimentos relacionados às situações identificadas durante a ação.
Segundo a PRF, iniciativas dessa natureza reforçam o compromisso institucional com a promoção dos direitos humanos e com ações voltadas à prevenção de crimes contra crianças e adolescentes, além do enfrentamento ao racismo e a outras formas de discriminação.




