Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

DESENVOLVIMENTO ESPORTIVO
Jovens rondonienses registram recorde e medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2025

🛠️ Acessibilidade:

Delegação competiu em São Paulo nas provas de 400 metros, 60 metros, arremesso de peso e lançamento de disco

Por Informa Rondônia - sexta-feira, 21/11/2025 - 10h37

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 204 vezes

Porto Velho, RO – As competições de atletismo desta quinta-feira (20), realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, reuniram jovens de Rondônia em disputas de 400 metros, 60 metros, arremesso de peso e lançamento de disco. A participação resultou em medalhas para o estado e na confirmação de um recorde nacional alcançado por uma das atletas. As ações integram o trabalho pedagógico e esportivo desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Entre os resultados registrados, a estudante-atleta Aline Luíza, 13 anos, de Buritis, estabeleceu novo recorde nacional no arremesso de peso na categoria destinada a atletas com deficiência intelectual. Também integrou a equipe Letícia Vitória, 11 anos, de Guajará-Mirim, que deixou o município pela primeira vez para competir em arremesso de peso e na corrida de 60 metros, estreando nas Paralimpíadas Escolares.

A delegação contou ainda com Evelyn Vitória, 15 anos, de Ariquemes, medalha de ouro nos 400 metros; Sara Stefany, 16 anos, de Porto Velho, medalha de bronze no lançamento de disco; Larissa de Paula, 17 anos, de Vilhena, nos 400 metros; e Matheus Eduardo, 16 anos, também de Vilhena, medalha de ouro no arremesso de peso, garantindo sua segunda medalha na competição.

As participações estão integradas às iniciativas de escolas estaduais e instituições parceiras voltadas ao desenvolvimento esportivo e inclusivo.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, comentou os resultados. “Cada atleta representa o estado com honra e determinação e, Rondônia se orgulha das suas conquistas em cada disputa”, salientou. A secretária de Estado da Educação, Albaniza Oliveira, também destacou o papel das escolas na formação dos estudantes. “Essas conquistas reforçam a importância do trabalho pedagógico integrado ao esporte. Quando o estudante tem oportunidade, apoio e orientação, ele se desenvolve e descobre potencialidades que mudam sua trajetória.”

As Paralimpíadas Escolares reúnem representantes de todos os estados brasileiros e envolvem estudantes com deficiência em competições destinadas a jovens de 11 a 18 anos, promovendo inclusão, integração e desenvolvimento esportivo.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: