Sete pessoas foram resgatadas em uma residência utilizada como Instituição de Longa Permanência em Paciência, zona oeste do Rio
Porto Velho, RO – A ação realizada na quarta-feira (26) resultou no resgate de sete idosos em uma residência utilizada como abrigo no bairro de Paciência, na zona oeste do Rio de Janeiro. A operação foi conduzida pela Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (Deapti), em conjunto com equipes da Vigilância Sanitária do município.
No interior do imóvel, os agentes encontraram as pessoas idosas sozinhas, em meio a condições precárias e insalubres. Após a vistoria, o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária determinou a interdição do local.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
A residência operava sem autorização para funcionar como Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Durante a fiscalização, não havia equipe responsável por atividades básicas de atendimento. Segundo a Vigilância Sanitária, o espaço apresentava estrutura inadequada e alimentos armazenados de forma insalubre.
Os responsáveis pelo instituto não foram localizados no momento da operação, mas já foram identificados. Eles devem responder por exercício irregular de atividade e por expor pessoas idosas a risco à saúde. As vítimas serão submetidas a avaliação médica e, conforme orientação das autoridades, poderão ser encaminhadas a outras instituições ou entregues às famílias.
De acordo com o órgão municipal de Vigilância Sanitária, tratava-se de um estabelecimento clandestino, sem documentação necessária, incluindo licença de funcionamento, além de apresentar condições sanitárias e estruturais insatisfatórias.




