Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

MÚSICA
Anderson Benvindo ministra oficina sobre criação sonora para cinema no Sesc Centro Cultural

🛠️ Acessibilidade:

Atividade ocorre de 8 a 12 de dezembro, das 14h às 16h, com inscrições abertas de 1º a 4 de dezembro e oferta de 10 vagas ao público geral

Por Informa Rondônia - terça-feira, 02/12/2025 - 08h37

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 2.082 vezes

Porto Velho, RO – A programação dedicada ao som no audiovisual terá início com uma abordagem direta sobre as etapas que compõem a construção sonora em produções cinematográficas. A oficina Som para Cinema foi organizada para apresentar, de forma prática, como se dá o desenvolvimento do trabalho que envolve a captação, estruturação e finalização de elementos sonoros destinados a cenas de filmes.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Durante o encontro, os participantes terão contato com diferentes procedimentos utilizados na criação de paisagens sonoras. Entre as atividades previstas estão o planejamento de locação, o trabalho de som direto, a produção de foley e de efeitos sonoros, incluindo hard e sound effects. A grade inclui ainda introdução à linguagem musical aplicada à cena. Cada etapa será explorada a partir de exercícios coletivos que resultarão na realização conjunta de um projeto de som para uma cena curta. A proposta orienta os inscritos a observar o papel narrativo do som no cinema, estimulando escuta e pensamento estético durante o processo.

A oficina será ministrada por Anderson Benvindo, professor de música e Diretor Musical na School of Rock Porto Velho. Ele atua como instrumentista e compositor na banda Benvindo ao Pacífico e possui trabalhos no audiovisual, incluindo participação em “Abraçando Gaia”, de Pritama Brussolo (2020), e em “Vaga” (2021), dirigido por Rafael Rogante, produção indicada às categorias de “Composição e Trilha Sonora” e “Edição e Mixagem de Áudio” pelo @Kzfilmfestival. Também assinou trilha original e sound design do documentário “Zé Maria, Vida de Seringuiro” (2021), de Nilson Santos, além de integrar o documentário “O Divino Guaporé”, de Ederson Lauri, exibido na 17ª Mostra Internacional do Cinema Negro (Micine). O ministrante reúne ainda outras realizações relacionadas ao som para cinema.

As inscrições estarão abertas entre 1º e 4 de dezembro. As aulas ocorrerão de 8 a 12 de dezembro, no horário das 14h às 16h, na Sala Simone Norberto, localizada no Centro Cultural Sesc, na Rua Campos Sales, nº 2666, Centro, Porto Velho (RO). O curso oferece 10 vagas destinadas ao público geral.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: