Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

EXPO FORENSE 2025
Exposição apresenta tecnologias utilizadas pela Polícia Científica de Rondônia na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

🛠️ Acessibilidade:

Evento gratuito, realizado de 4 a 9 de dezembro, reúne demonstrações de procedimentos periciais e equipamentos empregados na investigação científica

Por Informa Rondônia - segunda-feira, 08/12/2025 - 09h25

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 390 vezes

Porto Velho, RO – A programação da Expo Forense 2025 reúne, no galpão da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho, atividades que permitem ao público acompanhar demonstrações ligadas ao trabalho da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec). O evento, promovido pelo governo de Rondônia, ocorre de 4 a 9 de dezembro e apresenta procedimentos e tecnologias empregados em investigações oficiais.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, afirmou que a iniciativa busca aproximar a população do trabalho executado pela Polícia Científica. “Convidamos estudantes, profissionais da área jurídica e toda a população a testemunhar a dedicação e excelência do trabalho realizado pela Politec. Esta é uma oportunidade de interagir diretamente com os especialistas, sanar dúvidas e valorizar o trabalho essencial que eleva Rondônia a um novo patamar na investigação criminal.”

O superintendente da Politec, Domingos Sávio, explicou que o público pode observar como peritos utilizam recursos científicos na transformação de vestígios em elementos que compõem a prova pericial. Segundo ele, durante os seis dias de atividades, estão expostas amostras de laboratórios responsáveis por exames para esclarecimento de crimes, com demonstrações que incluem análise de cenas, exames de balística, documentoscopia e identificação veicular. “Está aqui amostras dos nossos laboratórios que executam os exames periciais voltados para a elucidação de crimes. Será uma experiência interativa com demonstrações reais”, afirmou.

Domingos Sávio também comentou sobre os resultados obtidos com investimentos em tecnologia. Ele informou que os equipamentos empregados pela Politec acompanham padrões utilizados internacionalmente. “As tecnologias utilizadas pela Politec não deixam a desejar para nenhuma instituição no mundo, porque os equipamentos são os melhores utilizados no mundo todo. Temos tecnologias de ponta, oriundas do investimento do governo de Rondônia para potencializar a nossa perícia oficial criminal”, destacou. Segundo o superintendente, os procedimentos automatizados aumentaram a confiabilidade dos exames e agilizaram análises, incluindo verificações de autenticidade de áudio e vídeo e sistemas próprios integrados à rede nacional. “É um conjunto de tecnologias que posiciona Rondônia como um dos melhores no Brasil em perícia científica. Outros estados estão buscando aprender com Rondônia”, relatou.

A estudante de Farmácia Natália de Lima acompanhou as demonstrações e comentou que o evento amplia o conhecimento sobre áreas de atuação da perícia oficial. “Temos a balística, informática forense, toxicologia, perícia ambiental, que a maioria da população não conhece. Acha que a perícia só vai em local de crime, só atua quando tem algum homicídio. Mas a perícia vai além disso”, disse. Ela afirmou que pôde observar técnicas, procedimentos e a forma como ocorre a coleta de material biológico. “É uma oportunidade maravilhosa”, declarou.

A Expo Forense 2025 está aberta gratuitamente ao público. Nos dias 4 e 5 de dezembro, o horário de visitação é das 15h às 20h; nos dias 6 e 7, das 9h às 20h; e nos dias 8 e 9, das 15h às 20h.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: