Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

ABASTECIMENTO DE GLP
Operação Codajás completa três décadas de atuação no Norte

🛠️ Acessibilidade:

Ação mantém o fornecimento de GLP e a produção em Urucu/Coari

Por Informa Rondônia - segunda-feira, 08/12/2025 - 09h11

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 420 vezes

Porto Velho, RO – A operação Codajás atingiu em dezembro 30 anos desde o início das atividades. Criada para assegurar o abastecimento de combustíveis durante o período de seca nos rios da Amazônia, a iniciativa mantém o fluxo de gás liquefeito de petróleo (GLP) e a continuidade da produção de petróleo e gás natural em Urucu/Coari. Somente em setembro e outubro, a partir do terminal de Solimões, no Amazonas, foram transportadas mais de 60 mil toneladas de GLP e 129 mil metros cúbicos de petróleo provenientes de Urucu.

A coordenação do trabalho envolve a Petrobras e a Transpetro, que integram um comitê técnico com participação da Marinha do Brasil. O grupo acompanha diariamente os níveis dos rios em Iquitos, Manaus e Coari. Em outubro, o monitoramento incluiu medições no Rio Solimões, no trecho entre Codajás e Coari, além de sondagens realizadas na Enseada do Rio Madeira, no Rio Amazonas.

Para a operação de 2025, quatro navios foram destinados exclusivamente ao serviço, dois deles operados pela Transpetro: Jorge Amado e Gilberto Freyre. Embarcações com calado reduzido também foram mobilizadas para passagem por áreas de menor profundidade. Segundo a Petrobras, as operações foram executadas em Manaus, sem necessidade de transbordo em Codajás ou Itacoatiara, devido às condições de navegabilidade nos pontos considerados críticos.

A empresa informou que o planejamento conjunto permitiu manter a produção de petróleo, os estoques dos derivados e o atendimento à demanda de GLP. “Graças às ações coordenadas por esse grupo, foi possível atravessar o período com a manutenção da produção de petróleo, estoques de produtos em níveis adequados e atendimento pleno aos compromissos com o mercado de GLP”, registrou a companhia.

De acordo com a Petrobras, o transporte de petróleo e gás natural inserido na operação reforça a segurança energética da região Norte, uma vez que o gás natural é utilizado no abastecimento das termelétricas responsáveis por atender Manaus, sétima capital mais populosa do país. A empresa destaca que mais de 50% da energia consumida no estado do Amazonas é gerada a partir do gás natural produzido na região.

O histórico da operação inclui o período de 2024, quando a Amazônia enfrentou a maior seca em 74 anos. Naquele ano, a Codajás movimentou mais de 16 mil toneladas de GLP em 21 operações com cinco navios gaseiros dedicados à área.

O diretor de Transporte Marítimo da Transpetro, Jones Soares, afirmou que o trabalho vem sendo ajustado às condições ambientais ao longo do tempo. “Ao longo de três décadas, temos superado as condições impostas pela vazante dos rios amazônicos com soluções tecnológicas e seguras. E mesmo em anos com menor impacto da vazante, como 2025, seguimos com planejamento, monitoramento e ações preventivas. Estamos sempre prontos para viabilizar o suprimento do gás de cozinha para a população da Região Norte, sem interrupções”, disse Jones.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: