Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

AUTISMO
Prefeitos discutem com TJRO criação de programa regional para atendimento de pessoas com TEA

🛠️ Acessibilidade:

Reunião no Tribunal de Justiça de Rondônia tratou da proposta de parceria entre municípios, Cimcero e Hospital Pequeno Príncipe para emissão de laudos e oferta de terapias especializadas

Por Informa Rondônia - quarta-feira, 10/12/2025 - 09h48

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 462 vezes

Porto Velho, RO – Representantes dos municípios de Theobroma, Urupá, Alta Floresta e Vale do Paraíso estiveram no Tribunal de Justiça de Rondônia nesta terça-feira, 9, para apresentar ao presidente da Corte, desembargador Raduan Miguel Filho, uma proposta voltada ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista e outras condições neurológicas. A visita reuniu prefeitos, membros do Judiciário e autoridades da área pública.

Durante a reunião, foi discutida a possibilidade de estruturação de um programa conjunto envolvendo os municípios, o Consórcio dos Municípios do Estado de Rondônia (Cimcero) e o Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba. A iniciativa foi apresentada com foco na emissão de laudos especializados e na disponibilização de terapias destinadas a crianças e adolescentes diagnosticados. A organização desse fluxo dentro das próprias redes municipais tem sido apontada como caminho para diminuir a judicialização das demandas relacionadas ao autismo.

O encontro contou com a presença dos prefeitos Gilliard dos Santos, de Theobroma, Ezequiel Saldanha, de Urupá, Giovan Damo, de Alta Floresta, e Charles Luis Pinheiro Gomes, de Vale do Paraíso. Também participaram a juíza auxiliar da Presidência, Valdirene Clementele, o defensor público-geral do Estado, Victor Hugo de Souza Lima, e o secretário municipal de Meio Ambiente de Porto Velho, Vinicius Miguel.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: