Operação integrada apreendeu armas, drogas e veículos após investigação iniciada com flagrante registrado em outubro
Porto Velho, RO – Mandados de prisão e de busca e apreensão resultaram na desarticulação de uma organização criminosa que atuava nos municípios de Colorado do Oeste e Cerejeiras, no Cone Sul de Rondônia. A ofensiva foi conduzida de forma integrada pela Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal, com apoio de equipes de outras cidades da região.
Ao longo das diligências, 22 mandados de prisão, entre temporários e preventivos, foram expedidos pela Justiça. Do total, dois investigados não foram localizados e seguem foragidos. Também foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em endereços vinculados aos suspeitos.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos armas de fogo, munições, substâncias entorpecentes, veículos, dinheiro, aparelhos celulares e outros materiais considerados relevantes para a investigação. Os itens recolhidos estão associados às atividades ilícitas atribuídas ao grupo.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
As apurações apontaram que empresários locais vinham sendo alvo de extorsões, com exigência de pagamentos ilícitos sob ameaça. Em um dos casos, diante da recusa de uma vítima, integrantes da organização determinaram e executaram incêndio criminoso contra dois estabelecimentos comerciais pertencentes a uma provedora de internet, um localizado em Colorado do Oeste e outro em Cerejeiras, gerando prejuízos patrimoniais e colocando a população em risco.
A identificação dos envolvidos e do modo de atuação da organização foi possível após um flagrante registrado no dia 1º de outubro, que deu início ao procedimento investigativo. Com o aprofundamento das investigações, a estrutura do grupo foi mapeada, resultando no atual desdobramento da operação.
Os investigados devem responder por crimes como organização criminosa, extorsão, incêndio criminoso, tráfico de drogas, entre outros delitos apurados no curso da investigação. A ação contou com a participação de equipes policiais de Colorado do Oeste, Cerejeiras, Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal.
A Polícia Civil de Rondônia informou que mantém atuação permanente no enfrentamento às organizações criminosas, observando os limites legais e institucionais.




