Ação integrada coordenada pelo MPRO mobiliza mais de 200 agentes para combater facção criminosa e avançar investigação iniciada em 2024
Porto Velho, RO – O cumprimento de 68 mandados de prisão preventiva e 78 de busca e apreensão foi iniciado nesta segunda-feira (22) em municípios de Rondônia, do Amazonas e do Paraná, como parte da oitava fase da Operação Audácia. As ordens judiciais, expedidas pela 1ª Vara de Garantias do Estado de Rondônia, estão sendo executadas em residências de investigados e em unidades prisionais localizadas em Porto Velho, Cacoal, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Vilhena, Coari, Maringá e Catanduvas.
As medidas judiciais buscam subsidiar Procedimento Investigatório Criminal instaurado no Ministério Público do Estado de Rondônia para apuração da suposta prática de constituição ou integração de organização criminosa com emprego de arma de fogo e participação de criança ou adolescente, conforme a Lei nº 12.850/2013. Também são apurados crimes como posse e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e restrito, receptação e tráfico de drogas, entre outros delitos atribuídos a integrantes de facção criminosa com atuação em Porto Velho.
Durante o cumprimento dos mandados, também está prevista a recaptura de foragidos da Justiça e o cumprimento de prisões em aberto relacionadas a outros fatos. Eventuais prisões em flagrante poderão ser realizadas caso sejam constatadas situações como posse ou porte ilegal de armas ou munições, tráfico de drogas e receptação no decorrer das diligências.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
A operação mobiliza efetivo superior a 200 agentes, reunindo equipes dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado dos Ministérios Públicos de Rondônia, Paraná e Amazonas, além de forças integradas estaduais e federais. Participam a Polícia Federal, a Secretaria Nacional de Políticas Penais, a Força Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado da PF, unidades especializadas da Polícia Civil e da Polícia Militar de Rondônia, a Polícia Penal e a Penitenciária Federal de Catanduvas.
A deflagração desta fase representa desdobramento direto da Operação Audácia I, iniciada em 7 de fevereiro de 2024. O procedimento investigatório originário encontra-se em fase de conclusão, com previsão de oferecimento de denúncia dentro do prazo legal, o que dará início à ação penal até o julgamento final dos acusados.
A Audácia VIII integra a estratégia de atuação conjunta das forças de segurança que operam em Rondônia, voltada ao enfrentamento estruturado da criminalidade organizada.




