Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

PÃO NOSSO
Programa Pão Nosso inicia fase piloto com café da manhã gratuito para famílias vulneráveis em Porto Velho

🛠️ Acessibilidade:

Iniciativa do governo de Rondônia será custeada pelo Fecoep e funcionará em 15 estabelecimentos credenciados a partir de segunda-feira, 22

Por Informa Rondônia - segunda-feira, 22/12/2025 - 08h57

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 420 vezes

Porto Velho, RO – Com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza, o governo de Rondônia passará a custear integralmente o fornecimento de café da manhã para pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica em Porto Velho. A medida integra a fase piloto do programa estadual Pão Nosso, que começa a operar na próxima segunda-feira (22), em 15 estabelecimentos credenciados na capital.

O atendimento ocorrerá de segunda a sábado, no período das 6h às 9h, com a possibilidade de consumo no próprio restaurante ou de retirada para ser compartilhado em casa com a família. Poderão ser beneficiados pessoas ou núcleos familiares com renda per capita de até meio salário mínimo, aposentados que recebem até um salário mínimo e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Criado em 2024 por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social, o programa foi estruturado para atender uma refeição considerada essencial no início do dia. A secretária da Seas, Luana Rocha, explicou que o café da manhã contribui para repor energia e nutrientes após o jejum noturno e que, segundo ela, a alimentação adequada favorece o desempenho mental e físico, refletindo em melhores resultados no trabalho e nos estudos.

Ao comentar a iniciativa, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que o Pão Nosso amplia o atendimento às necessidades básicas da população vulnerável sem gerar custos ao consumidor. Ele ressaltou que, diferentemente do Prato Fácil, no qual o beneficiário paga R$ 2 pelo almoço, o novo programa oferece a refeição de forma totalmente gratuita, o que permite alcançar um número maior de pessoas.

O cardápio previsto inclui café puro ou com leite, chá ou leite puro, além de opções como pão com ovo ou carne bovina, tapioca com carne bovina e cuscuz com ovo ou carne bovina, sempre acompanhados de uma fruta. A proposta do governo é que, assim como ocorreu com o Prato Fácil, o Pão Nosso seja ampliado gradativamente para outros municípios de Rondônia.

Na fase inicial, o atendimento será realizado nos seguintes locais em Porto Velho: Restaurante Papaia, na Avenida Nações Unidas, nº 319, Km 1, Bairro Centro; Sabor do Chef, na Rua Natanael de Albuquerque, nº 191, Bairro Centro; Semprebom, na Avenida Campos Sales, nº 2645, Bairro Centro; Predileta, na Rua Vicente Rondon, nº 4437, Bairro Rio Madeira; Sorv-Park, na Avenida Imigrantes, nº 2581, Galpão D, Bairro Costa e Silva; Chef e Nutri, na Rua Sucupira, nº 5199, Casa 02, Bairro Nova Floresta; Distribuidora França, na Rua Fernando Cortes, s/n, Bairro Aeroclube; Federal Burger, na Rua Sucupira, nº 4148, Bairro Nova Floresta; Panificadora Two Brothers Gourmet, na Rua Humberto Florêncio, nº 5403, Bairro Cidade Nova; Restaurante Norte Sul, na Rua da Beira, nº 6191, Sala 05, Bairro Nova Porto Velho; Rota 22, na Avenida Pinheiro Machado, nº 5826, Bairro Igarapé; Espaço Sabor Raiz, na Rua Gregório Alegre, nº 5750, Bairro Aponiã; O Gostosão Hamburgueria, Picanharia, Pizzaria e Choperia, na Rua Alexandre Guimarães, nº 8596, Bairro Tancredo Neves; W Melo (Tá no Prato), na Avenida Amazonas, nº 4242, Bairro Agenor de Carvalho; e Restaurante Capixaba, na Avenida José Vieira Caúla, nº 3411, Bairro Embratel.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: