Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

TURISMO EM PORTO VELHO
Semtel apresenta balanço do primeiro ano de gestão com foco em turismo histórico e cultural em Porto Velho

🛠️ Acessibilidade:

Revitalização da Locomotiva 18, retomada da Litorina, eventos culturais e ações no baixo Madeira integram o conjunto de entregas da Prefeitura

Por Informa Rondônia - terça-feira, 23/12/2025 - 08h32

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 474 vezes

Porto Velho, RO – A consolidação de Porto Velho como destino turístico na Amazônia passou a ser impulsionada por um conjunto de ações executadas ao longo do primeiro ano da atual gestão municipal. Iniciativas voltadas ao fortalecimento do turismo histórico, cultural, comunitário e de pesca esportiva passaram a integrar a estratégia conduzida pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), conforme balanço divulgado pela pasta.

Entre os marcos mais simbólicos do período está a revitalização da Locomotiva nº 18, conhecida como Barão do Rio Branco, integrante da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Após 26 anos sem funcionamento, o equipamento voltou a circular nos trilhos do complexo ferroviário e passou a realizar exibições públicas programadas durante eventos especiais, após a entrega funcional ocorrida nas comemorações dos 113 anos da ferrovia.

Antes disso, como parte das ações que marcaram os 100 primeiros dias da gestão, foi reativada a Litorina, outro patrimônio histórico da EFMM. O equipamento passou a operar com passeios regulares aos finais de semana e em edições especiais, integrando a programação cultural do complexo e oferecendo uma experiência voltada a moradores e visitantes.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Paulo Moraes Júnior, o primeiro ano de gestão foi marcado por avanços na valorização da história e da cultura local, com ações direcionadas à identidade da cidade. Segundo ele, esse conjunto de iniciativas busca transformar elementos históricos em oportunidades de desenvolvimento.

A agenda cultural incluiu ainda a criação do evento “Uma Noite no Museu”, que chegou à quarta edição no Museu da Madeira-Mamoré. O programa foi estruturado com curadoria educativa do Plenário/Observatório do IFRO e mediação cênica, na qual professores interpretaram personagens históricos ligados ao local. Todas as edições registraram ingressos esgotados.

No campo dos eventos gastronômicos e culturais, foram realizadas quatro edições do Tacacá Musical e Exposição de Carros Antigos, com foco na cultura regional, música e turismo de proximidade. Também foi promovido o PVH Pesca Show, na Vila Nova de Teotônio, em parceria com a Sopescar, reunindo 400 inscritos na categoria embarcada e mais de 50 competidores na modalidade caiaque, movimentando a economia local e fortalecendo o calendário da pesca esportiva.

A economia criativa passou a ser estimulada com a realização da 1ª Feira Municipal de Artesanato, intitulada Arte na Beira, no calçadão em frente ao Mercado Cultural. O evento reuniu mais de 50 artesãos, contou com exposição de artesanato indígena, promoveu o 1º Concurso Municipal de Biojóia e apresentou shows de música regional.

No baixo Madeira, ações foram desenvolvidas na Reserva Extrativista Lago do Cuniã com foco no turismo de base comunitária. As atividades ocorreram em parceria com o Sebrae e com apoio do ICMBio, incluindo capacitações em atendimento, gestão, marketing e sustentabilidade, considerando as características produtivas da comunidade, referência no abate e comercialização de carne de jacaré.

Outras entregas do período envolveram o apoio ao Arraial da Capela de Santo Antônio, o lançamento da nova identidade visual do turismo municipal, a realização do Bike Tour Pedalando por Lugares Históricos e a estruturação do ordenamento operacional dos passeios turísticos de barco no Rio Madeira, projeto que prevê o retorno do embarque ao Complexo da EFMM e a trililha de capacitação “Navegando pelas Origens”, em parceria com o Sebrae e a Unir.

Também foram realizadas capacitações integradas de guias de turismo, ações de roteirização turística, receptivo internacional para um grupo de CEOs e empresárias portuguesas no âmbito do projeto Novas Rotas do Brasil, da Embratur, além da estruturação do Projeto Turista Aprendiz, voltado a estudantes da rede municipal.

O balanço inclui ainda intervenções urbanas assinadas pelo artista Bruno Souza, como a revitalização do Monumento dos Pioneiros, no entorno do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, e a implantação dos bustos de Jacques Demolay e Jonathas Pedrosa em praças revitalizadas, ampliando os espaços de lazer e visitação na cidade.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: