Capital paulista supera marca histórica e cidades do interior também enfrentam temperaturas extremas
Porto Velho, RO – O calor intenso observado na capital paulista resultou em um novo recorde para o mês de dezembro. No domingo (28), os termômetros atingiram 37,2ºC na cidade de São Paulo, valor que passou a ser o mais alto já registrado no período desde o início das medições oficiais, em 1943.
O dado foi aferido às 16h no Mirante de Santana, estação meteorológica de referência, conforme informou o Instituto Nacional de Meteorologia. A marca anterior havia sido registrada dois dias antes, na sexta-feira (26), quando a temperatura chegou a 36,1ºC.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
Além da capital, outras localidades do estado também enfrentaram calor elevado ao longo do dia. Em Pedro de Toledo, os termômetros alcançaram 42,1ºC. Miracatu registrou 41,6ºC, enquanto Registro teve máxima de 39,8ºC.
As altas temperaturas não se restringem ao território paulista. Uma onda de calor tem atingido grande parte da Região Sudeste nos últimos dias, associada à permanência de uma massa de ar quente que cobre a área e dificulta o avanço de frentes frias. O fenômeno também alcança partes de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.




