Chamada pública seleciona movimentos sociais para criação de 450 turmas do AgPopSUS e permanece aberta até 18 de janeiro
Porto Velho, RO – A abertura de uma chamada pública nacional para estruturar a formação de agentes educadoras e educadores populares de saúde foi anunciada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS). O edital, válido até 18 de janeiro, prevê a seleção de movimentos sociais populares para organizar 450 turmas em 17 unidades da Federação, alcançando até 9 mil participantes.
Cada grupo será composto por um educador e 20 educandos. Como incentivo financeiro para garantir a permanência no curso, o edital estabelece bolsa mensal de R$ 2,5 mil para educadores e de R$ 560 para educandos, valores destinados a despesas como deslocamento e custos relacionados à participação nas atividades formativas.
De acordo com o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, a proposta reforça a participação social no Sistema Único de Saúde. Segundo ele, o programa amplia a mobilização comunitária para a garantia de direitos sociais e reconhece o saber de mestres da cultura popular, valorizando práticas tradicionais e populares de cuidado presentes nos territórios.
A diretora de Atenção Integral à Saúde da AgSUS, Luciana Maciel, afirmou que a formação contribui diretamente para a atuação comunitária e para a defesa do SUS. Ela destacou que o curso qualifica pessoas para promover saúde, direitos e educação popular, além de possibilitar a construção de uma rede nacional de agentes comprometidos com a equidade no sistema público de saúde.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
Para orientar os movimentos interessados, a AgSUS informou que será realizada uma sessão pública virtual no dia 9 de janeiro, transmitida pelo canal institucional da entidade no YouTube, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o edital e o processo de seleção.
A distribuição das turmas entre os estados seguirá critérios de equidade, priorizando regiões com maior concentração de pobreza, maior impacto em escala e maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade social. O curso será ofertado em Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e no Distrito Federal.
O Programa de Formação de Agentes Educadoras e Educadores Populares de Saúde, conhecido como AgPopSUS, tem como objetivo fortalecer a atuação dos movimentos sociais na defesa do SUS e do direito à saúde. A iniciativa busca ampliar o protagonismo popular, a articulação de saberes e as práticas de educação popular em saúde nos territórios.
Desde sua criação, o programa tem contribuído para a formação de uma rede nacional de agentes populares voltados ao acesso aos serviços de saúde, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade social. A experiência tem origem na atuação de movimentos sociais durante a pandemia de covid-19, quando lideranças comunitárias passaram a desempenhar papel ativo na proteção sanitária de seus territórios.




