Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

BALANÇO DE GESTÃO
Modelo de educação profissional de Rondônia ganha projeção internacional e é apresentado na Europa

🛠️ Acessibilidade:

Entre 2019 e 2025, política pública de ensino técnico se expandiu no estado, alcançou comunidades remotas e passou a ser reconhecida fora do país

Por Informa Rondônia - terça-feira, 06/01/2026 - 09h14

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 168 vezes

Porto Velho, RO – O modelo de educação profissional implantado em Rondônia alcançou projeção nacional e internacional após a consolidação de uma política pública voltada à qualificação da mão de obra e à interiorização do ensino técnico. A experiência desenvolvida no estado passou a ser apresentada fora do Brasil, incluindo países da Europa, como resultado de um processo contínuo de expansão iniciado em 2019 e intensificado ao longo dos anos seguintes.

O ensino profissionalizante gratuito ofertado pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional, o Idep, foi estruturado como um serviço público acessível, nos moldes de áreas consideradas essenciais, a exemplo da saúde e da segurança. A estratégia adotada permitiu ampliar o acesso à formação técnica em todas as regiões do estado, inclusive em localidades de difícil acesso.

De acordo com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos realizados na qualificação profissional estão diretamente relacionados aos indicadores socioeconômicos alcançados pelo estado nos últimos anos. Segundo ele, os resultados obtidos, entre eles a redução da taxa de desemprego, decorrem de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e social, alinhadas ao planejamento estratégico da gestão estadual.

Até alcançar reconhecimento fora do país, o ensino profissional em Rondônia passou por etapas como o mapeamento das potencialidades regionais, a implantação do ensino on-line, a aquisição de escolas móveis, a criação de salas descentralizadas, o fortalecimento da educação rural e a ampliação da oferta de cursos técnicos e profissionalizantes, inclusive em comunidades remotas. O modelo também incorporou conteúdos ligados a novas tecnologias, como inteligência artificial e robótica, além da integração de cursos técnicos ao ensino médio.

A interiorização do ensino foi impulsionada a partir de 2021, quando passaram a operar as primeiras unidades flexíveis itinerantes. Seis escolas móveis começaram a ofertar cursos em áreas como panificação, confeitaria, imagem pessoal, máquinas agrícolas, frigorífico e piscicultura. Em 2023, o sistema itinerante foi ampliado com a incorporação de mais duas unidades, voltadas à formação em informática e mecânica de motocicletas.

Outro marco do processo foi a inauguração, em maio de 2022, da nova sede administrativa do Idep e da Escola Técnica Estadual, em Porto Velho. A estrutura conta com dez salas de aula, funciona nos turnos da manhã, tarde e noite e possui capacidade para atender até 840 estudantes. Além da unidade executora em Pimenta Bueno, o Centro Técnico de Educação Rural Abaitará passou a atender alunos de diferentes municípios, com cursos técnicos em agronegócio, agroecologia, agropecuária e zootecnia.

A oferta de cursos foi estendida aos 52 municípios rondonienses por meio de salas descentralizadas, escolas móveis e ensino remoto. Em 2020, a frota destinada ao transporte de estudantes do Abaitará foi ampliada com a aquisição de dois ônibus escolares, permitindo o deslocamento de alunos de várias localidades. No mesmo ano, cursos técnicos gratuitos começaram a ser ofertados inicialmente em dez municípios, com posterior ampliação para outras cidades e distritos.

A expansão do ensino profissionalizante também alcançou comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas, que passaram a ter acesso, pela primeira vez, a cursos técnicos próximos de suas residências. Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, o Idep viabilizou o Curso Técnico em Informática para estudantes do ensino médio em tempo integral da rede pública estadual.

Com foco nas demandas da era tecnológica, novos cursos foram implantados, como o de Operador de Drone. Todos os cursos técnicos passaram a contar com módulos sobre inteligência artificial, além da oferta de formações de curta duração com conteúdos introdutórios na área. Paralelamente, a comunidade escolar passou a receber capacitação em robótica.

Em setembro de 2023, os avanços do ensino profissional de Rondônia foram apresentados durante visita técnica à Alemanha, realizada no âmbito de uma agenda coordenada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Na ocasião, a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, afirmou que a missão permitiu conhecer experiências inovadoras do setor educacional alemão e, ao mesmo tempo, apresentar os resultados alcançados pelo estado. Segundo ela, a experiência rondoniense também foi divulgada por meio de vídeo institucional exibido em instituições integrantes da rede de educação profissional e tecnológica do Brasil, na Alemanha e em países da África.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: