Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

INFRAESTRUTURA URBANA
Obras de drenagem da Prefeitura reduzem riscos de alagamento no Lagoa Azul, em Porto Velho

🛠️ Acessibilidade:

Implantação de manilhas, ampliação de canais e intervenções nas ruas A e Jerônimo de Ornelas integram o plano de melhoria do escoamento das águas pluviais em áreas vulneráveis da capital

Por Informa Rondônia - segunda-feira, 12/01/2026 - 09h36

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 126 vezes

Porto Velho, RO – A diminuição dos pontos de alagamento e o aumento da capacidade de escoamento das águas da chuva passaram a ser esperados no bairro Lagoa Azul após o avanço das obras de drenagem conduzidas pela Prefeitura de Porto Velho. As intervenções vêm sendo executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, com foco em regiões historicamente afetadas por acúmulo de água durante o período chuvoso.

Nos trechos atualmente em obra, 26 metros de sistema de drenagem estão sendo implantados, com a instalação de manilhas de 1 metro e 20 centímetros de diâmetro. Esse tipo de estrutura foi projetado para permitir maior vazão, prolongar a vida útil do sistema e garantir mais eficiência na condução das águas pluviais.

As frentes de serviço estão concentradas nas ruas A e Jerônimo de Ornelas, pontos considerados estratégicos dentro do bairro Lagoa Azul. O trabalho integra um conjunto de ações que vem sendo priorizado em áreas com maior vulnerabilidade a alagamentos.

Além do Lagoa Azul, equipes também atuam em um canal localizado no bairro Cristal da Calama, onde o leito está sendo rebaixado para ampliar a vazão e permitir que o escoamento das águas pluviais alcance de forma mais eficiente até a Rua Goianésia.

O secretário municipal de Infraestrutura, Thiago Cantanhede, afirmou que as intervenções fazem parte de um planejamento voltado para soluções definitivas. Segundo ele, trata-se de um trabalho estruturante realizado com materiais adequados, porque “a drenagem é essencial para garantir mais qualidade de vida à população, proteger as vias e reduzir prejuízos causados pelas chuvas”.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: