Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

POLÍTICAS SOCIAIS
Programa Gás do Povo amplia cobertura e passa a atender todas as capitais do país

🛠️ Acessibilidade:

Nova etapa inicia distribuição de vale para recarga gratuita do botijão de 13 kg a 950 mil famílias a partir desta segunda-feira

Por Informa Rondônia - segunda-feira, 26/01/2026 - 08h36

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 102 vezes

Porto Velho, RO – A ampliação do Programa Gás do Povo faz com que todas as capitais brasileiras passem a ser atendidas a partir desta segunda-feira (26), com a inclusão de 950 mil novas famílias no benefício. Com essa etapa, o vale destinado à recarga gratuita do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 quilos começa a ser disponibilizado em 17 capitais, podendo ser utilizado em mais de 10 mil revendedoras credenciadas em todo o território nacional.

A previsão do Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome é de que o programa esteja plenamente operacional em março, quando o total de famílias beneficiadas deve alcançar 15 milhões. A iniciativa tem como foco o enfrentamento da chamada pobreza energética, caracterizada pela dificuldade de acesso a serviços essenciais de energia, como iluminação, refrigeração, aquecimento e meios adequados para o preparo de alimentos.

Além do impacto direto no orçamento doméstico, o programa é apontado pelo governo como uma medida com reflexos na saúde pública. De acordo com o ministério, o fornecimento regular do botijão contribui para a redução do uso de alternativas consideradas perigosas, como lenha, carvão e querosene, diminuindo riscos de doenças respiratórias e de acidentes, como queimaduras, ao mesmo tempo em que assegura o uso de fontes de energia mais limpas e seguras.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, destacou que o benefício permite maior flexibilidade financeira às famílias de menor renda, ao reduzir despesas fixas com o gás de cozinha. Segundo ele, os recursos economizados podem ser direcionados para a compra de alimentos ou para outras necessidades básicas. Com a implementação do Gás do Povo, o Auxílio Gás atualmente em vigor, que atende cerca de 4,4 milhões de famílias com a compra de um botijão de 13 quilos a cada dois meses, será substituído.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: