Curso coordenado pela Escola Superior de Contas será realizado em Porto Velho e tem foco no aprimoramento da gestão educacional em Rondônia
Porto Velho, RO – A qualificação da gestão escolar foi colocada como estratégia central pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia ao abrir inscrições para uma nova turma do MBA em Gestão Escolar. A iniciativa está inserida nas ações do órgão voltadas à indução de melhorias nas políticas públicas educacionais e tem como foco o fortalecimento da administração das escolas públicas do estado.
A formação será conduzida pela Escola Superior de Contas, braço pedagógico do tribunal, e ocorrerá de forma presencial em Porto Velho. A proposta é preparar gestores para lidar com os desafios cotidianos da administração escolar, com desenvolvimento de competências relacionadas a planejamento, organização, liderança e controle, buscando reflexos diretos na qualidade do ensino ofertado a crianças e jovens da rede pública.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
Com carga horária total de 468 horas-aula, o MBA será estruturado em módulos presenciais. O conteúdo programático abrange planejamento estratégico, gestão financeira, administração de serviços físicos e patrimoniais, atualização sobre legislação e políticas públicas educacionais, além do desenvolvimento de competências técnicas, sociais e metodológicas. O curso também contará com três linhas de pesquisa voltadas à análise do sistema educacional brasileiro, à gestão de instituições educacionais e à formação de gestores com ênfase em inovação pedagógica, metodologias ativas e uso de tecnologias digitais.
Serão disponibilizadas 60 vagas, com possibilidade de ampliação em até 20%. A participação é direcionada prioritariamente a servidores das redes municipal e estadual que atuem na gestão de escolas públicas de educação básica, especialmente na educação infantil e no ensino fundamental com alfabetização. Para concorrer, é exigida graduação em Pedagogia ou curso superior com licenciatura.
A indicação dos candidatos deverá ser feita pelos municípios, pela Secretaria Estadual de Educação e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação até o dia 8 de fevereiro de 2026, conforme os critérios estabelecidos no edital publicado pela Escola Superior de Contas.




