Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

BUSCA E APREENSÃO
Operação Máscara de Janos: PF cumpre novos mandados e avança sobre esquema de fraudes em licitações em Rondônia

🛠️ Acessibilidade:

Segunda fase mira conluio entre empresas, servidores públicos e advogado, com suspeitas de acesso indevido a informações sigilosas

Por Informa Rondônia - quarta-feira, 28/01/2026 - 09h40

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 114 vezes

Porto Velho, RO – Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta quarta-feira, 28 de janeiro, em endereços ligados a pessoas físicas e jurídicas investigadas na segunda fase da Operação Máscara de Janos. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara de Garantias do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e executadas pela Polícia Federal no Estado de Rondônia e no município de Porto Velho.

Com o aprofundamento das apurações, a investigação passou a concentrar esforços na possível participação de servidores públicos e de um advogado em uma associação criminosa. Os elementos reunidos até o momento indicam a existência de articulação entre empresários, profissional da advocacia e agentes públicos vinculados a órgãos responsáveis pela fiscalização e pelo controle de contratos administrativos.

Os trabalhos investigativos tiveram início a partir de atuação conjunta entre a Polícia Federal e o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, no contexto de ações de fiscalização e controle externo. A partir dessas atividades, foram identificados indícios de irregularidades em procedimentos licitatórios e contratos administrativos firmados no âmbito estadual.

As apurações apontaram que empresas formalmente distintas, mas integrantes de um mesmo núcleo econômico, teriam atuado de maneira coordenada em certames licitatórios. A conduta teria como finalidade simular competitividade e direcionar resultados de contratações públicas, com indícios de superfaturamento.

Também foi verificado que o grupo investigado teria obtido acesso antecipado a informações privilegiadas e sigilosas dentro de órgãos com poder decisório. Entre os materiais citados estão minutas de pareceres técnicos e decisões administrativas antes das respectivas assinaturas ou publicações oficiais, em possível violação de deveres funcionais e de princípios constitucionais que regem a administração pública.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: