Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

ASSISTÊNCIA SOCIAL
Governo de Rondônia amplia estrutura dos Conselhos Tutelares com entrega de tablets e investimento de R$ 261,6 mil

🛠️ Acessibilidade:

Distribuição de equipamentos tecnológicos alcança municípios como Ji-Paraná, Nova Brasilândia e Jaru e integra pacote de modernização das unidades em todo o estado

Por Informa Rondônia - sexta-feira, 13/02/2026 - 09h11

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 132 vezes

Porto Velho, RO – O trabalho dos Conselhos Tutelares em Rondônia passa a contar com reforço tecnológico para registro imediato de ocorrências e atualização do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia). A entrega de tablets integra o programa Criança Protegida e busca ampliar a agilidade e a confiabilidade dos atendimentos prestados a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Até o momento, quatro Conselhos Tutelares de Porto Velho, um de Guajará-Mirim e outro de Nova Mamoré receberam cinco aparelhos cada, somando 30 unidades já distribuídas. A previsão é de que 295 tablets sejam entregues em todo o estado, com investimento total de R$ 261.665 mil.

Somente nesta semana, foram contemplados conselheiros de diferentes municípios. Em Ji-Paraná, dez equipamentos foram destinados às duas unidades locais na terça-feira (10). Em Nova Brasilândia, outros cinco tablets foram entregues na quarta-feira (11). Já em Jaru, cinco profissionais receberam os dispositivos nesta quinta-feira (12).

Os equipamentos possibilitam que ocorrências sejam registradas em tempo real, diretamente no local de atendimento. O envio das informações ao Sipia torna-se mais rápido. A integração com demais órgãos do sistema de defesa é fortalecida. Também passa a ser viabilizada a participação em capacitações virtuais e processos de formação continuada.

A equipagem dos 59 Conselhos Tutelares distribuídos pelos 52 municípios, segundo o governador Marcos Rocha, não se limita à modernização estrutural. A meta é ampliar a efetividade das ações voltadas à garantia de direitos. Ele afirmou que há diversos desafios enfrentados pelos conselheiros, mas destacou que, em parceria com os municípios, o estado tem assegurado espaços mais adequados para atendimento e desenvolvimento das atividades institucionais, consolidando o programa Criança Protegida.

De acordo com a secretária da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, o programa é executado em etapas. Entre as medidas estão campanhas de informação e mobilização social, capacitação continuada de agentes públicos e fornecimento de equipamentos. Já foram entregues 191 computadores, 58 impressoras, 58 bebedouros, 58 aparelhos de ar-condicionado e 58 caminhonetes.

Ela ressaltou que os Conselhos Tutelares funcionam como porta de entrada para denúncias de violação de direitos e, por isso, precisam contar com condições físicas, materiais e técnicas adequadas. “Os Conselhos Tutelares são a porta de entrada para denúncias sobre violação de direitos”, afirmou, ao defender melhores condições de trabalho para garantir atendimento mais efetivo às crianças e adolescentes.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: