Apresentação reuniu cerca de 180 alunos do ensino médio e abordou prevenção a riscos no ambiente digital
Porto Velho, RO – A ampliação da prevenção a crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes passou a contar com novas frentes em Guajará-Mirim, após a Polícia Federal iniciar a execução do projeto Guardiões da Infância no ambiente escolar. Antes da atividade com estudantes, uma apresentação voltada a professores foi realizada no município em 5 de fevereiro de 2026, com foco no fortalecimento da rede de apoio e na qualificação do encaminhamento de situações de risco no contexto educacional.
Na sequência, a iniciativa foi direcionada ao público adolescente. Na quinta-feira, 12 de fevereiro, cerca de 180 alunos do ensino médio do Instituto Federal de Rondônia participaram da primeira apresentação do projeto voltada especificamente a estudantes, em ação desenvolvida no campus de Guajará-Mirim.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
Durante o encontro, conteúdos relacionados à formação cidadã e à proteção de crianças e adolescentes foram tratados de forma educativa. Entre os temas trabalhados estiveram bem-estar e saúde mental, segurança e privacidade na internet, além de respeito, empatia e condutas seguras em ambientes on-line e nas redes sociais.
Também foram repassadas orientações de caráter preventivo sobre práticas como cyberbullying e sextortion. Os estudantes receberam informações para reconhecer situações de risco, adotar medidas de proteção e buscar apoio adequado quando necessário.
Instituições interessadas em receber o projeto Guardiões da Infância podem solicitar informações adicionais pelo e-mail [email protected].




