Prefeitura orienta procura direta por unidades de urgência para reduzir risco de transmissão e agilizar assistência
Porto Velho, RO – Para reduzir deslocamentos desnecessários e diminuir o risco de transmissão, a Prefeitura de Porto Velho orienta que pessoas com sintomas compatíveis com Mpox busquem, de forma preferencial, as unidades de pronto atendimento 24 horas da rede municipal. As unidades estão preparadas para receber o público e adotar as medidas necessárias desde a avaliação inicial.
A orientação foi atualizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e considera que, quando o primeiro atendimento ocorre em uma Unidade Básica de Saúde, há maior chance de encaminhamento posterior para uma UPA, o que pode atrasar a assistência. Embora o atendimento não seja negado nas UBS, a recomendação prioriza as unidades de urgência e emergência para garantir maior agilidade.
Devem procurar avaliação pessoas que apresentem sintomas como febre, ínguas e lesões na pele, inclusive na região genital. Em Porto Velho, a indicação é que os casos suspeitos se dirijam preferencialmente à UPA Leste (Provisória), localizada na Rua Fernando Corona, nº 2704, esquina com a Rua Plácido de Castro, no bairro Juscelino Kubitschek; à UPA Sul, na Rua Urtiga Vermelha, sem número, esquina com a Avenida Jatuarana, no bairro Nova Floresta; ao Pronto Atendimento Dra. Ana Adelaide, na Rua Padre Chiquinho, nº 1060, no bairro Pedrinhas; e ao Pronto Atendimento José Adelino da Silva (Pronto-socorro), na Rua Órion, nº 11646, no bairro Ulisses Guimarães.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
A Semusa mantém vigilância ativa sobre a doença no município e reforça orientações preventivas, como evitar contato direto com lesões de pele de outras pessoas, não compartilhar objetos de uso pessoal e procurar atendimento ao surgimento de sintomas. Segundo a pasta, o monitoramento do cenário epidemiológico segue de forma contínua.
O prefeito Léo Moraes afirmou que a estrutura de saúde do município está disponível para o atendimento dos casos notificados. “Importante a população ficar informada que a prefeitura disponibiliza toda sua estrutura de saúde das UPAs”, declarou. Já o secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola, informou em declaração indireta que as equipes das unidades de pronto atendimento estão capacitadas para orientar a população e adotar as medidas adequadas para cada paciente.
Com informações de: Prefeitura de Porto Velho




