Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

CRIME AMBIENTAL
Mais de 47 m³ de madeira ilegal são apreendidos pela Polícia Militar em operação na zona rural de Porto Velho

🛠️ Acessibilidade:

Três caminhões foram retidos durante ações do BPFRON e BPA na Operação Protetor das Divisas e Fronteiras

Por Yan Simon - quinta-feira, 02/04/2026 - 10h00

Compartilhe
7 compartilhamentos
Facebook Instagram WhatsApp X

Porto Velho, RO – Mais de 47 metros cúbicos de madeira de origem ilegal foram apreendidos pela Polícia Militar de Rondônia durante três ocorrências registradas na zona rural de Porto Velho. As ações resultaram também na retenção de três caminhões utilizados no transporte do material, no âmbito da Operação Protetor das Divisas e Fronteiras.

As ocorrências foram registradas nas proximidades da Vila Franciscana e em ramais da região, onde equipes do Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas (BPFRON), com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), realizavam patrulhamento ostensivo com foco na repressão a crimes ambientais.

Em uma das abordagens, um caminhão carregado com madeira serrada da essência itaúba foi localizado durante a madrugada. A carga, que somava aproximadamente 4,6349 m³, estava sendo transportada sem licença ambiental, o que levou à apreensão do material e do veículo.

Em outra ação, um segundo caminhão foi interceptado transportando madeira in natura da essência piqui. Ao ser abordado, o condutor informou não possuir a documentação exigida. A carga apreendida totalizou cerca de 20,9951 m³, sendo configurado crime ambiental conforme a legislação vigente.

Já em uma terceira ocorrência, em área de difícil acesso, um caminhão foi encontrado estacionado em um ramal vicinal. No interior do veículo, um indivíduo foi identificado transportando seis toras de madeira da essência piqui, com volume aproximado de 21,6579 m³. O envolvido admitiu não possuir autorização ambiental, sendo lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência, além da aplicação de medidas administrativas, como auto de infração e apreensão do material e do veículo.

As ações integram a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, coordenada pelo Ministério da Justiça em parceria com o Governo de Rondônia, com atuação integrada da Polícia Militar por meio do BPFRON e do BPA. A iniciativa tem como objetivo intensificar o combate a crimes transfronteiriços, incluindo ilícitos ambientais, e reforçar a segurança pública nas regiões de fronteira.

A Polícia Militar informou que a população pode contribuir com denúncias de forma anônima pelo telefone (69) 99985-0805, disponível para ligações e mensagens via WhatsApp.

Com informações de: Polícia Militar de Rondônia

AUTOR: YAN SIMON (DRT 2240/RO) – LinkedIn





COMENTÁRIOS: