Reforma entra na fase estrutural com implantação de novos espaços, incluindo fonte interativa, playground e área pet
Porto Velho, RO – Com metade das intervenções concluídas, o Parque Circuito Doutor José Adelino, em Porto Velho, avança para a fase estrutural da reforma conduzida pela Prefeitura. A previsão é de que a primeira etapa seja finalizada em julho, conforme o cronograma estabelecido pela Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), responsável pela execução.
Neste estágio, estão em andamento serviços que envolvem instalações mais complexas, como a área dos banheiros, que já passou pela fase inicial e receberá nova cobertura, além de adequações voltadas à acessibilidade. A estrutura da cobertura, com cerca de 360 metros quadrados, está em processo de fabricação. Também foram iniciadas escavações para a instalação da fonte interativa, considerada um dos principais elementos do projeto.
De acordo com o presidente da Emdur, Bruno Holanda, cerca de 50% da obra já foi executada, dentro do planejamento previsto. Ele informou que a fonte interativa será composta por jatos de água que emergem diretamente do solo, modelo já utilizado em outras cidades e que passará a integrar o espaço público da capital.

AS ÚLTIMAS OPINIÕES
Antes do início das novas construções, foi realizada a retirada de estruturas antigas que apresentavam risco. Segundo Bruno Holanda, toda a etapa de demolição de edificações comprometidas foi concluída, permitindo o avanço das demais frentes de trabalho.
A primeira fase da obra inclui ainda a implantação de playground, espaço destinado a animais de estimação e a reestruturação completa dos sanitários. As intervenções são executadas por meio de gestão direta, com acompanhamento técnico do município, e contam com uma equipe que varia entre 15 e 20 trabalhadores, incluindo profissionais como pedreiros, carpinteiros e serralheiros.
Os materiais utilizados na reforma, como cimento, tijolos e itens de acabamento, são adquiridos por meio de processo de concorrência pública. Parte do investimento, no valor de R$ 500 mil, é oriunda de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público e a empresa Orleans, destinado à compra de insumos e equipamentos, incluindo a fonte interativa.
Após a conclusão da primeira etapa, a segunda fase do projeto será voltada à implantação de estruturas esportivas. Está prevista a construção de pista de caminhada, campo e quadras, com definição de um novo cronograma para execução dessas melhorias.
Com informações de: Prefeitura de Porto Velho
