Candidato à reeleição, presidente da OAB/RO destaca projetos em favor da advocacia sênior

Por Informa Rondônia - sexta-feira, 01/11/2024 - 18h16

Márcio Nogueira detalha medidas adotadas em sua gestão e planos para o futuro

Porto Velho, RO – Márcio Nogueira, atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rondônia (OAB/RO), está concorrendo à reeleição liderando a Chapa 10, denominada “Juntos Avançamos”. Em declaração ao site Informa Rondônia, Nogueira destacou as principais realizações de sua gestão e projetos voltados para a advocacia sênior.

“Um dos pontos fortes da nossa gestão foi enaltecer a advocacia sênior. Costumo dizer que são advogados jovens há mais tempo”, afirmou.

Nogueira explicou que tomou a iniciativa de isentar advogados com mais de 70 anos ou com mais de 30 anos de inscrição da anuidade, uma medida inédita que não foi solicitada por terceiros.

“Isentei de anuidade, de ofício, todos os advogados com mais de 70 anos ou com 30 anos ou mais de inscrição e tenho feito homenagens a eles públicas perante a mais alta instância da OAB, que é o Conselho Seccional”, detalhou.

Marlete Maria da Cruz Correa da Silva reconhecida por seus 35 anos de advocacia / Reprodução OAB-RO

Entre os advogados homenageados, estão ex-presidentes como Orestes Muniz, Pedro Origa e Miguel Roumier, além de outros profissionais que contribuíram para a advocacia em Rondônia.

“É emocionante ver o reconhecimento da OAB/RO a esses expoentes da advocacia, como os ex-presidentes Orestes Muniz, Pedro Origa e Miguel Roumier, bem como outros causídicos que, muitas vezes, permaneciam esquecidos em sua trajetória. Fiz questão de resgatar a memória desses personagens importantíssimos para o campo legal rondoniense, concedendo-lhes as devidas homenagens públicas”, explicou Nogueira.

O advogado Pedro Origa Neto foi homenageado em 2022 / Reprodução OAB-RO

Em celebração aos 50 anos da OAB/RO, comemorados em 2024, o presidente também instituiu medalhas especiais para homenagear os profissionais que exerceram cargos na entidade ao longo desse período.

“Aproveitei o mote dos 50 anos da Ordem e instituí medalhas comemorativas. Com isso, nossa administração vem enaltecendo cada um dos advogados e advogadas que, ao longo dessas cinco décadas, exerceram algum tipo de cargo e se dedicaram a construir a Ordem”, pontuou.

Outro destaque da gestão de Nogueira foi a reativação da Comissão de Defesa da Pessoa Idosa. Segundo o presidente, essa comissão tem atuado para acolher e integrar advogados mais experientes. “Essa comissão tem feito um trabalho muito bonito de acolhimento e de integração dos advogados sênior, trazendo-os de volta para casa”, disse.

Márcio Nogueira sobre Orestes Muniz Filho: “Um dos grandes advogados que ajudaram a construir essa Ordem” / Reprodução OAB-RO

Entre os projetos promovidos pela comissão, ele destacou o “Conectando Gerações”. “Nesse projeto, advogados mais experientes são chamados a interagir com os mais jovens. Os advogados sênior contribuem com suas experiências, ajudando em pontos onde os mais novos ainda estão engatinhando, enquanto os jovens os auxiliam a lidar com redes sociais e tecnologia. Tem sido uma interação muito rica”, relatou.

A Chapa 10 “Juntos Avançamos” é composta por Márcio Nogueira (presidente), Valdir Alberto Alves (vice-presidente), Edna Nobre (secretária-geral), Gustavo Canuto (secretário-geral adjunto) e Andre Luiz Correa (diretor-tesoureiro).

A equipe busca dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos e expandir as iniciativas voltadas à valorização da advocacia em Rondônia.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: