FALANDO SÉRIO
Confúcio reestrutura MDB em Rondônia; Fernando Máximo no PL; e Bolsonaro admite erros

🛠️ Acessibilidade:

Contrariando o previsto, Pepe Mujica, um dos mais emblemáticos líderes da América Latina deste século.

Por Herbert Lins - quinta-feira, 15/05/2025 - 17h45

Conteúdo compartilhado 147 vezes

CARO LEITOR, José “Pepe” Mujica, que faleceu na terça-feira (13) aos 89 anos, começou a vida como agricultor, tornou-se guerrilheiro e passou anos na prisão antes de se tornar presidente do Uruguai. Ele estava em estágio terminal de um câncer de esôfago e recebia cuidados paliativos. Seu último desejo foi ser enterrado ao lado de sua cadela de três patas, chamada Manuela. Ela virou símbolo do estilo de vida simples de Mujica. No auge da carreira política como presidente do Uruguai, Pepe Mujica recebia um salário de 12,5 mil dólares. Desse valor, escolheu receber apenas um décimo. O restante doava, pois afirma que 1.250 dólares eram “mais do que suficiente” para viver, dividindo seu tempo entre o gabinete do Executivo e o trabalho no campo. Neste caso, Mujica creditava à agricultura a verdadeira liberdade. Portanto, contrariando o previsto, Pepe Mujica tornou-se um dos mais emblemáticos líderes da América Latina deste século.

Austeridade

Apesar de ter alcançado o posto mais desejado por muitos políticos, ou seja, a presidência de um país, sempre a bordo do seu fusca azul-claro, o qual ele se recusou a vender mesmo por um milhão de dólares, o líder político carregava na carona a austeridade como símbolo de vida.

Frases

No uso da fala, Pepe Mujica deixou milhares de frases que provocam inquietações e convidam o ser humano a uma profunda reflexão em relação à política, economia, agricultura, meio ambiente, estilo de vida e apropriação da natureza.

Desgraça

“Uma das desgraças da política é que ela abandonou o campo da filosofia e se transformou demais em um receituário meramente econômico”, declarou Pepe Mujica em 2014, na sessão plenária da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).

Importância

“Não é que a economia não tenha importância”, prosseguiu Pepe Mujica no seu discurso na CELAC. “Mas o homem, em algum momento, precisa fazer estas perguntas: ‘Para onde vai a humanidade?’; ‘Qual é o futuro?’; E ‘Qual é a responsabilidade com a vida?'”

Descobriu

Quando descobriu o câncer, Pepe Mujica disse o seguinte: “Enquanto aguentar o tranco, estarei aqui. Quero agradecer e transmitir aos jovens deste país que a vida é bela e difícil. E que se houver raiva, que a transformem em esperança. Lutem pelo amor”.

Entrevista

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu ontem (14) entrevista ao UOL. Bolsonaro diz que se arrepende de muitas ações, mas continua faltando com a verdade. Não tivesse o ex-presidente constantemente mudado de opinião antes, durante e após o seu governo, um incauto acreditaria.

Mania

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não perde a mania de mudar a verdade dos fatos e agredir com palavras quem o questiona. Ou, como também é comum, quando ações não dão certo ou são bastante criticadas, transfere a responsabilidade para alguém.

Militar

Durante a entrevista à UOL, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse: “Se hoje eu voltasse, militar só no GSI, nem na Defesa eu botaria militar.” O Braga Netto (general, hoje preso e candidato a vice de Bolsonaro em 2022) foi chefe da Casa Civil, mas não sabia conversar com os caras”.

STF

Sobre o STF, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse: “Tem que ter relacionamento com o STF e ponto final, por mais que temos (sic) arestas com alguns” e “Chamar de canalha Alexandre de Moraes em ato em 7 de setembro de 2021 – “Não falaria aquilo de novo. Não, foi um desabafo, não falaria mais isso aí”.

Negacionismo

Declarações anticientíficas durante a pandemia – “Não falaria mais.” Eu poderia ter exagerado algumas palavras, sim. Exagerado, sim. Neste caso, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na sua fala, confirma que pregou o negacionismo médico e científico.

Confirmaram

Falando em Bolsonaro, dirigentes do PL de Rondônia reagiram à coluna e confirmaram a filiação do deputado federal Fernando Máximo – hoje no União Brasil – à legenda bolsonarista. Engana-se quem apostar a filiação de Máximo a outra sigla.

Reuniu

O senador Confúcio Moura (MDB) presidiu reunião virtual com os dirigentes e a militância do MDB que restaram na legenda, para tratar de estratégias de fortalecimento da legenda mdbista em Rondônia visando as eleições de 2026.

Defendeu

O senador Confúcio Moura (MDB) fez uma profunda reflexão sobre como se encontra o MDB em escala nacional e estadual. Defendeu a reformulação de diretórios municipais e estabeleceu metas para construção de nominatas de candidatos proporcionais e majoritárias para as eleições de 2026.

Tourinho

O jornalista Gomes Oliveira apurou que Euma Tourinho, candidata a prefeita derrotada nas eleições municipais de 2024, presente na reunião virtual, ao usar a palavra, disse que a ex-deputada federal Marinha Raupp havia renunciado à condição de presidente do MDB Mulher em Rondônia, e que ela pleiteava a vaga de ser a nova presidente do MDB Mulher no estado de Rondônia.

Merecimento

Segundo o jornalista Gomes Oliveira, o presidente do Diretório Municipal do MDB, Williames Pimentel, rechaçou na hora a pretensão de Euma Tourinho, dizendo que existem mulheres dentro da sigla, com um passado histórico de lutas partidárias, que tinham mais merecimento que Euma Tourinho.

Pretexto

Gomes Oliveira ainda apurou que Williames Pimentel (MDB), com muita elegância, lembrou que na condução de sua campanha à prefeita da Capital ano passado, Euma Tourinho falava que todas as decisões sobre sua candidatura, era ela que tomava e comandava, isolando todas as lideranças emedebistas do partido. Portanto, Euma deverá usar essa negativa como pretexto para deixar o MDB e migrar para o Podemos ou PL.

Rasteira

Falando em MDB, desde que anunciou a federação com o Republicanos, o deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil) se mobiliza como pode para tentar intervir na composição partidária e seu pai, Aparício Carvalho, presidente estadual do Republicanos em Rondônia, não levar uma rasteira das lideranças do MDB rondoniense.

Homenagem

Na manhã e na tarde de ontem (14), foi linda a sessão solene de homenagem à Missão Irmãs Marcelinas, ao Colégio Nossa Senhora Auxiliadora e à Igreja particular do Sagrado Coração de Jesus. A iniciativa do deputado estadual Alan Queiroz (Podemos).

Avenida

A Prefeitura de Porto Velho informou à coluna que a Avenida Santos Dumont, no trecho com a Rua Décio Bueno, foi aberta e asfaltada durante a gestão do ex-prefeito Hildon Chaves (PSDB). Na ocasião, o Comando da Aeronáutica ingressou com uma ação judicial em razão da proximidade da via com a área militar.

Acordo

A Prefeitura de Porto Velho, mediante acordo judicial com o Comando da Aeronáutica, comprometeu-se a adotar uma série de medidas no entorno da Avenida Santos Dumont, como o cercamento da área e a sinalização da área militar. Na ocasião da abertura da via, a área militar estava em processo de doação para o município.

Realizando

Atualmente, a Prefeitura de Porto Velho está realizando o levantamento atualizado da situação para realizar o cumprimento das exigências estabelecidas no referido acordo. No momento, não há definição sobre eventual fechamento da via.

Sério

Falando sério, Pepe Mujica governou o Uruguai entre os anos de 2010 e 2015, ele se definia como um “zoon politikon”, ou seja, um animal político. Além disso, revelou que estava na política desde os 14 anos de idade e dizia: “Se eu não perder a cabeça, continuarei na política até que me carreguem para fora”. Mujica ficou na política até a sua morte.

AUTOR: HERBERT LINS





COMENTÁRIOS: