Professor Nazareno*
Por que o senhor está tão alegre e rindo? Devia era chorar! Eu sou um pagador de impostos e morador há quase 44 anos desta “antessala do inferno” e me achei no direito de lhe dizer umas verdades. E nada de parabéns! Meus pêsames! Fosse eu, estaria muito preocupado com este “presente de grego”, pois vai administrar a pior capital do Brasil em IDH. Carniça, lixo, catinga, sujeira, fedentina, bosta, esgoto a céu aberto e imundícies é só o que se observa nesta cidade. Fico muito triste pelo senhor, pois pegou um dos piores abacaxis de sua vida. Porto Velho é uma currutela imunda, que sempre foi fedorenta, sem árvores, escura, violenta, sem praças, feia, sem esgotos, sem água tratada e cheia de gente pobre, de direita e mal educada e por isso não é um lugar ideal para se fazer política. Mas me escute e talvez o senhor possa ter um pouco mais de sorte pelos próximos quatro anos.
Seja tolerante com os pobres se quiser ter algum sucesso. Não faça a bobagem de, só por ambição política, esconder que pertence à casta privilegiada de Porto Velho. E não se candidate a outro cargo nas eleições de 2026. Não brigue com os ricos, eles são a “Casa Grande” daqui e não menospreze a esquerda local: ela lhe deu quase 40 % de seus votos. Não arrume a cidade, sem necessidade. Nunca diga que os 8 anos de administração do Dr. Hildon a deixou em frangalhos e toda desarrumada. Parte da elite rica que lhe apoiou não vai gostar. Porto Velho sempre foi uma grande merda, uma latrina, e ninguém acreditará nesta lorota, já que todos estão acostumados. E nunca faça decoração natalina com pneus velhos. O povão detesta! Parte da população daqui é de gente simplória, pobre, sem leitura de mundo, direitista e reacionária que crê em Deus, Cristo, Natal e Papai Noel.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
Capriche muito em todas as decorações natalinas, portanto! Não mande arrancar nenhuma das poucas árvores da cidade como fizeram com as da Avenida Tiradentes. Se tiver que construir ruas e avenidas, faça-as todas retas e lineares. Rua torta como a Santos Dumont lembra administração municipal também torta. Se puder, more sempre em Porto Velho e diga todo dia que ama a cidade, mesmo que seja mentira. O pessoal daqui gosta de ser enganado. O porto-velhense diz que adora ver limpeza. Mas por que a cidade é tão suja, fedida e imunda? Plante árvores, faça jardins nas poucas praças daqui e nunca se esqueça de aguá-los durante o verão. Não minta em vão: acabe com as alagações, o caos e a fumaça das queimadas. E não prometa fazer hospital “Built to Suit”. Cuidado com a arborização, a boa mobilidade urbana e outras façanhas. “Beiradeiros” não gostam disso.
Nada de oposição. Compre todos os 23 vereadores recém-eleitos e não se esqueça de gratificar a parte da mídia marrom que lhe apoiou. Cuidado com a sua vice. Apesar de ela ser uma “Mulher de Deus”, não confie muito. Não permita que ela passe quatro anos recebendo um baita salário para fazer o mesmo que o prefeito: nada. Não votei no senhor, Léo Moraes, e nem na Mariana Carvalho! Sempre voto no “menos ruim”, mas neste caso era impossível: vocês dois são péssimos e nenhum merecia o meu voto. Tente fazer desta cidade, senhor futuro prefeito, um lugar bom para se morar. Não permita mais que eu continue me envergonhando ao trazer parentes meus da civilizada Curitiba e da limpa Foz do Iguaçu para visitar esta maldita curva de rio. Sei que o senhor pode não conhecer bem esta cidade, mas tire Porto Velho da última colocação em saneamento e IDH no Brasil. Construa um bom hospital municipal de pronto-socorro e demita todos os comissionados!
*Foi Professor em Porto Velho.
