Quem são os conselheiros do rei?
Havia um primo do rei que ascendeu ao trono por acaso do destino e, passado alguns meses, descobriu que não era rei sozinho, precisava costurar alianças para governar. Porém, esse rei não caminhava entre o povo e lhe faltava paciência para ouvir os aliados e governados. Esse comportamento nada político abria crises políticas no seu reinado. Depois de superar tais crises, o rei reascendeu na opinião popular, chegou um tempo de paz, mas durou pouco e novamente o rei passou a viver um novo inferno astral. Neste caso, nuvens terríveis apareceram e deixaram o céu do reino todo nublado. O rei procurou um sábio e desabafou suas angústias, daí o oráculo deu o seguinte conselho: “Em qualquer situação, boa ou ruim, de erros e acertos, em que as emoções parecem dominar tudo o que fazemos, é importante que nos lembremos da razão para superar as adversidades, inclusive colocando de lado a ansiedade que, frequentemente, não nos deixa analisar sem objetividade o que nos ocorre”. O pensador alemão Max Weber recomenda manter as emoções constantemente sob controle e valorizar a razão, é o principal conselho a ser seguido. Contudo, “dar tempo ao tempo” não é sintoma de compreensão e esperança por dias melhores, mas de erro na maior parte dos casos da governamentalidade aplicada à governança.
Refletir
Os reis cristãos precisam refletir na falha de Roboão em distinguir bons conselhos dos maus (2 Crônicas 10.1-19). Neste caso, tomar conselhos de quem possui maturidade espiritual, sabedoria e conhecimento.
Conselhos I
Quando nos deparamos com a necessidade de tomada de decisões difíceis, buscar conselhos, como Roboão fez, é o primeiro passo. O próximo passo é discernir qual conselho se aplica à sua situação e qual conselho apenas confirma suas próprias ideias.
Conselhos II
Encontrar a melhor decisão requer que você analise cuidadosamente os conselhos, buscando a confirmação em Deus e perguntando se eles promoveriam um bem maior. Na situação de Roboão, o bom conselho teria exigido que ele exercesse paciência, bondade, generosidade, mansidão e domínio próprio.
Conselheiros
Na história, existem dois conselheiros de reis que admiro muito, o primeiro é o Cardeal Richelieu, ele foi o Primeiro-Ministro e chefe do Conselho Real de Luís XIII da França. O segundo é o Cardeal Mazarin, que derrubou o todo-poderoso Richelieu.
Inclinava
Cardeal Mazarin se inclinava a compreender o “estado de natureza” e a “guerra de todos contra todos” para obter poder pela pura manipulação do consenso. Ou seja, como afagar amigos e inimigos, esses últimos eram sempre chamados para um banquete para serem ouvidos e saíam com alguma concessão.
Lula
O país acordou com a notícia de que o presidente Lula (PT) foi levado ontem à noite (9) para São Paulo após sentir dores de cabeça e dormência. Por sua vez, foi submetido a uma craniotomia para drenagem de hematoma. Ele segue internado no Hospital Sírio-Libanês e o seu quadro de saúde é estável.
Saúde
Ontem (9), jantei com a deputada federal Silvia Cristina (PP) e o seu principal objetivo é continuar trabalhando pela luta contra o câncer. Neste caso, a principal bandeira de Silvia continua sendo a saúde poderá levá-la ao senado nas eleições de 2026.
SESAU I
Falando em saúde, o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) usou a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão extraordinária de ontem (9) para relatar o descontentamento da população rondoniense em relação aos problemas de gestão em saúde no âmbito da Secretária de Estado de Saúde (SESAU).
SESAU II
O deputado Alan Queiroz (Podemos) cobrou ações enérgicas da SESAU para suprir a falta de medicação, material médico e hospitalar, além da realização de consultas, dos exames, das cirurgias de urgência, emergência e eletivas. O discurso do deputado Alan causou a reação de outros parlamentares ao tema.
Esperando
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) chamou a atenção de que, para diminuir a pressão no Hospital João Paulo II, a SESAU está contratando leitos para que as pessoas fiquem dois meses esperando a cirurgia, é como se estivesse num hotel, e o governo do estado está pagando a estadia do paciente. Entretanto, muitos voltam para casa sem realizar a cirurgia.
Cobrou
O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) disse que o salário do médico é muito baixo em Rondônia e apenas 690 médicos são estatutários e os outros 600 são contratados emergencialmente. Ribeiro cobrou a valorização médica e a realização de concurso no âmbito da SESAU para contratar profissionais de saúde.
AS ÚLTIMAS DO INFORMA RONDÔNIA
++++
Procurou
O deputado estadual Cirone Deiró (PSD) disse que já procurou a SESAU diversas vezes para encontrar soluções no tocante à saúde, inclusive apresentando soluções como a contratação de clínicas e hospitais no interior para dar vasão às demandas de consultas, exames e cirurgias.
Frustração
O deputado estadual Cirone Deiró (PSD) também externou a sua frustração em relação à SESAU de não conseguir conveniar um hospital, uma clínica, a exemplo do Hospital dos Acidentados da cidade de Cacoal. Ele também alertou que a SESAU tem até abril para entregar a POC 2 na Região do Café, mas até agora nada foi feito.
Denúncias
A deputada estadual Claudinha de Jesus (PT), que preside a Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa de Rondônia, disse que constantemente recebe diversas denúncias da falta de medicamentos e da questão de pacientes com cirurgias marcadas e, quando chegam nos hospitais, são mandados embora para casa.
Preocupação
A deputada estadual Claudinha de Jesus (PT) externou a sua preocupação em relação à informação da falta de orçamento na SESAU e cobrou o envio do PCCS da Saúde para ser votado na ALERO.
CPI
Como presidente da Comissão de Saúde, a deputada estadual Claudinha de Jesus (PT) pensa em chamar uma audiência pública para debater a gestão em saúde por parte da SESAU, por sua vez, propor até a formalização de uma CPI.
Exemplo
O deputado estadual Ismael Crispim (MDB) disse que não é novidade o que está acontecendo na saúde, que os parlamentares não são oposição, mas existe a responsabilidade de enfrentar um tema que aflige a população e que muitos municípios estão fazendo o papel da SESAU, a exemplo de Vilhena.
Natal
Ontem (9) aconteceu o evento do “Natal de Portas Abertas da Assembleia Legislativa” para apresentar a iluminação natalina da Casa de Leis, que conta com imagens 3D refletidas nas paredes do prédio e com milhares de lâmpadas de LED contornando objetos, dando forma a símbolos natalinos, tradicionais da época.
Símbolo
O deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB) foi muito feliz com o “Natal de Portas Abertas da Assembleia Legislativa”, em especial, no seu discurso de agradecimento aos servidores que trabalharam para acontecer o evento e na apresentação da família ao público presente como principal símbolo do Natal.
Presença
O evento “Natal de Portas Abertas da Assembleia Legislativa” contou com a presença de parlamentares estaduais e federais, além de diversas autoridades civis e militares. A presença mais notada foi do presidente do desembargador Miguel Raduan Filho, que preside o TJRO, e do prefeito eleito da capital, Léo Moraes.
Ausência
Entretanto, a ausência mais sentida no evento “Natal de Portas Abertas da Assembleia Legislativa” foi do governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil) e de auxiliares próximos ao governador.
Agressão
Conforme a página do “humor rondoniense”, existe uma esposa de vereador eleito que foi vítima de agressão. Caso ela tenha coragem e faça chegar a mim o boletim de ocorrência, eu publico na íntegra e ainda faço análise do caráter desse energúmeno que bate em mulher.
Sério
Falando sério, é fácil pedir conselhos a pessoas que já pensam como você. Entretanto, não é fácil escutar a verdade com empatia e resiliência de quem não tem medo de lhe dizer algo que você preferiria não ouvir.
AUTOR: HERBERT LINS