POLÍTICA
“Política tem que ser como o futebol: a gente torce e depois abraça o adversário”, diz Confúcio Moura

Senador de Rondônia usa camisa do Flamengo para defender diálogo e respeito na política

Por Informa Rondônia - quinta-feira, 26/12/2024 - 11h45

Porto Velho, RO – O senador Confúcio Moura (MDB-RO) utilizou o futebol como metáfora em um vídeo publicado nas redes sociais para abordar temas relacionados à política. Vestindo a camisa do Flamengo, seu time de coração, o parlamentar destacou o respeito a outras equipes e a importância de uma convivência democrática no debate político.

No vídeo, Confúcio aparece sentado em uma bola de futebol e começa abordando sua paixão pelo Flamengo, mas ressaltando que isso não o impede de admirar outros clubes. “Você está vendo aqui, pelo meu jeito, sentado numa bola e eu sou Flamengo, né? Vocês sabem disso. Mas eu sou Flamengo, mas eu tenho um respeito pelo Fluminense, pelo Corinthians, pelo São Paulo, pelo Vasco e outros times que são muito, muito bons.”

O senador então faz uma transição para o tema político, comparando a dinâmica do futebol com o comportamento esperado na política. Ele afirmou: “Eu não tenho raiva do ódio de nenhum dos times adversários nem dos seus torcedores. Assim deve ser a política também. Eu sou MDB e nosso partido é de centro. E eu não tenho ódio de quem é PL, de quem é patriota, de quem é PP, de quem é PSDB, de quem é PT, de jeito nenhum.”

Confúcio destacou que tanto o futebol quanto a política devem ser arenas de competição saudável e respeito mútuo, defendendo o diálogo como base da democracia. “Eu acho que a política tem que ser como o futebol. A gente ia lá, assiste, torce, torce, chora, chora, grita, grita, mas depois a gente vai para casa numa boa e abraça o adversário, brinca e sorri e faz até um churrasco juntos. Isso é o máximo. Maravilhoso. É assim que deve ser política em futebol.”

Além do vídeo, o senador reforçou essa mensagem em uma publicação no Instagram: “Eu sou Flamengo e não nego! ❤️🖤 Mas respeito todos os times. Assim como no futebol, na política eu respeito todos os partidos. Sou MDB, um partido de centro, e acredito que o verdadeiro jogo se ganha com respeito e diálogo. Afinal, a diversidade de opiniões é o que torna o debate tão emocionante! Vamos jogar juntos, respeitando as diferenças e celebrando a democracia! ⚽️🤝 #respeitoéfundamental #futebolepolitica #jogolimpo #senadorconfuciomoura #rôndonia.”

Há um ano, Confúcio anunciou apoio ao governo do presidente Lula (PT) e se declarou de centro-esquerda em seu blog. Contudo, atualmente, ele busca se posicionar como um político de centro, rejeitando rótulos de esquerdista ou direitista. Crítico da polarização, o senador frequentemente utiliza seus espaços de comunicação para propor a superação de divisões ideológicas por meio do respeito e da cooperação entre diferentes visões.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS:

NOME: Jáderson Ferreira da Silva

COMENTÁRIO:

Homem sábio.

26/12/2024