Evento patrocinado pela Petrobras e realizado pelo Ministério da Cultura percorrerá cinco cidades brasileiras a partir de maio de 2025
Porto Velho, RO – As inscrições para participação no Festival dos Povos da Floresta foram prorrogadas até hoje, 28 de abril. A chamada é direcionada a artistas individuais, coletivos e representantes de comunidades amazônicas que desenvolvam trabalhos com fotografias, vídeos de curta-metragem em alta resolução ou obras físicas.

Idealizado pela organização Rioterra, o evento é apresentado pela Petrobras por meio da Lei de Incentivo à Cultura e realizado em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal. A programação envolve uma série de atividades focadas na valorização das expressões culturais dos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e comunidades urbanas da região amazônica.
O festival terá início em Porto Velho (RO) entre os dias 29 de maio e 8 de junho de 2025. Depois, seguirá para Boa Vista (RR), Macapá (AP), Belém (PA) e Brasília (DF). Durante as edições, os visitantes poderão acompanhar exposições de arte, mostras audiovisuais, apresentações musicais, oficinas, rodas de conversa e performances.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
Entre as iniciativas previstas está a Exposição Juvia, que abrirá a programação com obras selecionadas a partir das inscrições. A curadoria da mostra é assinada por Rosely Nakagawa, que afirma que o projeto tem como objetivo aproximar o país da diversidade cultural da Amazônia. “A proposta integra inovação e saberes ancestrais, valorizando a pluralidade amazônica por meio da arte e das experiências vividas por seus povos”, declarou.
A Exposição Juvia também contará com obras de convidados como Paula Sampaio, do Pará, e Gustavo Caboco, de Roraima, além de uma seleção do Acervo Rioterra, que celebra 25 anos de atividades voltadas à Amazônia.
O processo de inscrição é realizado por meio do link https://forms.gle/JsNsUEnJ4h77JXeT9. Para participar, é necessário que os artistas ou representantes residam na Amazônia há pelo menos dois anos. A participação de menores de idade é permitida, desde que haja autorização formal de seus responsáveis.
Dúvidas relacionadas ao festival ou ao processo de inscrição podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected] ou pelo perfil oficial @festivaldospovosdafloresta no Instagram.