Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

DESENVOLVIMENTO
Seminário avança na elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância em Rondônia

🛠️ Acessibilidade:

Documento definirá políticas públicas para o desenvolvimento de crianças de zero a seis anos

Por Informa Rondônia - sábado, 05/07/2025 - 09h49

Conteúdo compartilhado 99 vezes

Porto Velho, RO – Entre os dias 2 e 4 de julho, foi realizado em Porto Velho o Seminário de Validação do Diagnóstico e Construção do Planejamento Estratégico do Plano Estadual da Primeira Infância de Rondônia (PEPI-RO). O evento, promovido pelo governo do Estado, ocorreu por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).

O plano, em elaboração, servirá como orientação para as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento integral de crianças de zero a seis anos de idade no Estado de Rondônia.

Durante o seminário, os participantes validaram o diagnóstico situacional referente à primeira infância no estado e participaram da construção do planejamento estratégico. As discussões incluíram ações voltadas às áreas de assistência social, saúde, educação, segurança pública e judiciário.

O Instituto da Infância, entidade contratada para consultoria técnica especializada, foi responsável pela condução do evento, coordenando as atividades desenvolvidas ao longo dos três dias.

O governador Marcos Rocha declarou que a gestão atua na proteção das crianças em Rondônia. “Cuidar da primeira infância é investir no futuro de Rondônia. Nosso governo tem o compromisso de fortalecer políticas públicas que garantam às nossas crianças um desenvolvimento saudável, com acesso à educação, saúde, proteção e afeto desde os primeiros anos de vida. Este documento é mais uma demonstração do nosso empenho em construir uma sociedade cada vez mais justa e humana”, disse.

A secretária da Seas, Luana Rocha, afirmou que o plano é um passo fundamental para assegurar cuidado, proteção e oportunidades reais de desenvolvimento às crianças. “Estamos unindo forças com diversos setores para construir uma política pública sólida, intersetorial e baseada no que há de mais humano: o respeito à infância como prioridade absoluta”, afirmou.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: