Representação encaminhada ao Ministério Público aponta omissão de cotas para pessoas com deficiência e negros e sugere revisão técnica do certame
Porto Velho, RO – O Grupo de Pesquisa e Intervenção em Direitos Humanos Mapinguari, ligado à Universidade Federal de Rondônia (UNIR), enviou ao Ministério Público do Estado de Rondônia uma representação pedindo a revisão do Edital nº 001/2025, publicado pela Prefeitura de Itapuã do Oeste.
O documento encaminhado chama atenção para a falta de previsão de mecanismos voltados à inclusão de pessoas com deficiência e de candidatos negros no certame. Segundo o grupo, a omissão contraria normas constitucionais e leis federais que regulamentam ações afirmativas, como a Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão) e a Lei nº 12.990/2014, que estabelece reserva de 20% das vagas em concursos públicos para pessoas negras.
De acordo com o texto apresentado, mesmo em processos seletivos simplificados ou contratações temporárias, já há reconhecimento, por meio da legislação e da jurisprudência, da exigência de ações afirmativas no âmbito da administração pública.
A representação foi encaminhada com a proposta de colaborar com a melhoria das políticas públicas locais e de garantir maior equidade no acesso a cargos públicos. O Grupo Mapinguari afirmou estar disponível para prestar apoio técnico e consultorias preventivas a órgãos públicos e privados.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
O grupo atua por meio da Iniciativa de Controle Inclusivo de Concursos (ICINC), responsável por acompanhar editais em Rondônia com foco na fiscalização do cumprimento de normas relacionadas à diversidade, acessibilidade e equidade. Nos últimos sete meses, foram analisados diversos editais de processos seletivos e concursos públicos no estado.
A experiência do grupo inclui contribuições a ajustes em editais como o do Corpo de Bombeiros de Rondônia em 2024 e o da Prefeitura de Campo Novo de Rondônia em 2025. Nesses casos, após manifestações junto ao Ministério Público, os certames passaram a contemplar as exigências legais de cotas.
O grupo destacou ainda que a solicitação de suspensão temporária do processo seletivo promovido pela Prefeitura de Itapuã do Oeste visa assegurar condições equânimes de participação a todas as pessoas, com especial atenção a grupos que enfrentam barreiras históricas de acesso ao serviço público.
“Acreditamos que a inclusão é um valor coletivo e um compromisso democrático. E sabemos que gestores públicos enfrentam desafios diversos no dia a dia. Por isso, nos colocamos à disposição para contribuir tecnicamente, sempre com respeito institucional e espírito colaborativo”, declarou o professor orientador Vinicius Valentin Raduan Miguel (foto).
A equipe do Grupo Mapinguari é formada por estudantes de diversos cursos da UNIR e integra o programa de Bolsas de Extensão da universidade.