Município avalia novas medidas de controle e abastecimento para reduzir despesas
Porto Velho, RO – A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Contratos e Licitações (SMCL), está implementando melhorias no controle do consumo de combustível da frota municipal. A previsão é economizar cerca de R$ 10 milhões em 2025, em comparação com os gastos registrados em 2024.
Na última quinta-feira (24), representantes da Superintendência Municipal de Gestão de Gastos Públicos e da empresa responsável pelo sistema de cartão de abastecimento se reuniram para discutir ações voltadas à redução de despesas. Na pauta, duas propostas que estão em fase de análise para possível implantação.
Segundo a secretária executiva de gastos públicos, Euma Tourinho, as medidas ainda precisam de ajustes entre a prestadora do serviço e a administração municipal, mas podem gerar resultados superiores à meta de economia prevista.
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A primeira proposta envolve a inclusão de um novo recurso no sistema de controle, com dados sobre o estoque e o preço do combustível no início do dia. “Sugerimos uma aba a mais de controle que seria a respeito do estoque, onde no início da manhã o posto teria que informar o valor praticado durante o dia, além de informar a quantidade de combustível armazenado. Isso seria um mecanismo que a gente poderia aferir a boa-fé do fornecedor”, afirmou Euma.
A segunda medida, voltada a veículos de maior porte, prevê o abastecimento diretamente nas distribuidoras. De acordo com Euma, essa alternativa exigiria estudo técnico detalhado, mas poderia representar uma redução significativa dos custos. “A ideia é o abastecimento direto na distribuidora para os veículos de maior porte. Essa proposta ainda irá passar por mais estudos e pelo crivo da prefeitura, mas já pode ser avistada como mais uma alternativa de redução dos gastos públicos”, disse.
Nos seis primeiros meses de 2025, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) registrou gasto de pouco mais de R$ 1,659 milhão em combustível. Em 2024, o valor ultrapassou R$ 13,2 milhões, indicando uma diminuição expressiva no consumo.
A Superintendência Municipal de Gestão de Gastos Públicos (SGP) é responsável por planejar, normatizar, controlar e coordenar atividades relacionadas à qualidade das despesas administrativas, logística, patrimônio e manutenção das unidades da administração pública direta.