Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

SERVIÇOS
Rondônia adota tecnologia para ampliar resultados da agricultura familiar

🛠️ Acessibilidade:

Sistema Sigater permite monitoramento detalhado e definição de políticas públicas no setor

Por Informa Rondônia - quinta-feira, 31/07/2025 - 09h27

Conteúdo compartilhado 270 vezes

Porto Velho, RO – O Governo de Rondônia tem utilizado recursos tecnológicos para fortalecer a agricultura familiar no estado. Entre as ferramentas, está o Sistema de Gerenciamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Sigater), plataforma que armazena e organiza dados sobre produtores, permitindo atendimento mais ágil e decisões estratégicas. Criado para uso da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), o sistema foi implantado em 2019 e tem servido de modelo para outros estados.

Segundo o governador Marcos Rocha, o Sigater possibilita conhecer o perfil da agricultura familiar em Rondônia e direcionar políticas públicas específicas. “É um sistema que permite ao governo do estado conhecer com precisão o perfil da agricultura familiar e desenvolver políticas públicas voltadas para atender suas necessidades, e está contribuindo para o sucesso das cadeias produtivas”, afirmou.

De acordo com o gerente de Planejamento e Informações da Emater-RO, Genis dos Santos e Silva, a ferramenta utiliza georreferenciamento para localizar propriedades, o que auxilia no planejamento, execução e acompanhamento das ações de assistência técnica. O sistema também apoia a definição de prioridades em cada propriedade atendida.

O Sigater está integrado ao aplicativo Minha Emater, que permite aos extensionistas acessar e inserir informações mesmo sem conexão com a internet. Produtores rurais também podem utilizar o aplicativo para acompanhar as etapas das atividades de assistência realizadas em suas propriedades.

Genis destacou que cerca de 9 mil beneficiários são cadastrados anualmente para análise de resultados. Com base nessas informações, são definidas as ações prioritárias. Como exemplo, ele citou casos em que produtores de café realizam plantio sem análise de solo, recebendo orientação técnica para adubação adequada, a fim de aumentar a produtividade, evitar desperdício de recursos e manter a sustentabilidade.

Entre os principais números da produção agropecuária de Rondônia estão: liderança nacional na criação de tambaqui e produção de peixes nativos; 5ª posição no ranking de peixes de cultivo; maior produtor de café da Região Norte e 5º do país; maior rebanho bovino da região Norte e 6º nacional, com mais de 18 milhões de cabeças; maior produção de leite na Região Norte e 10ª no Brasil; 2ª posição no cultivo de cacau na Região Norte e 4ª no país.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: