Aumento da popularidade de Lula redesenha alianças em Rondônia e impulsiona pré-candidaturas ligadas à base governista
Elos achados
Foi como procurar ouro e achar logo de saída uma bela pepita. Fruto de uma ampla parceria científica, o projeto “Novas fronteiras no registro fossilífero da Amazônia Sul-ocidental” encontrou na região de Boca dos Patos um fóssil em ótimas condições de uma tartaruga-gigante do período Mioceno, etapa importante para a história geológica pelas transformações ocorridas com plantas e animais. Ela foi a maior tartaruga de água doce já conhecida. Achá-la prova que há muito ainda a descobrir.
A grandeza da iniciativa, porém, é ainda mais gigantesca que a tartaruga descoberta. Reúne esforços, participações e pessoal das universidades Ufac e USP, financiamento pelo edital Expedições Científicas da Iniciativa Amazônia+10, programa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fafesp e Fepac, fundações estaduais de amparo à pesquisa de SP e AC.
A nova descoberta lembra outro achado, em 1986, quando foi encontrado um crânio inteiro do Purussaurus brasiliensis, jacaré gigante tido como o maior que já existiu. O que torna o novo achado um feito importante a festejar é que há muitos registros de fósseis, mas em geral somente de pequenos restos – e de pequenos animais – que obrigam os cientistas a um garimpo amplificado em busca de fragmentos compatíveis. Os estudos continuam.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
As tendências
Com as decisões partidárias se intensificando com vistas às eleições de 2026, algumas tendências já estão se confirmando. 1- O vice-governador Sergio Gonçalves (União Brasil) que assume a titularidade do governo de Rondônia no ano que vem, já conta com a preferência do Diretório Nacional para disputar a reeleição. 2- Já confirmando a disposição de disputar o Palácio Rio Madeira, sede do governo estadual de Rondônia, o deputado federal Fernando Máximo sairá do União Brasil na janela partidária de abril para ingressar no Podemos, do aliado Leo Morais. Esta opção existe porque a outra alternativa, que é o PL local é controlada pelo senador Marcos Rogério também interessado na conquista do CPA e é favorito para a peleja.
As movimentações
As movimentações dos partidos seguem com relação ao pleito 2026. Nesta quinta-feira temos o lançamento da candidatura a governador do ex-prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB) com a presença de dirigentes nacionais de alta plumagem do tucanato. O senador Confúcio Moura (MDB) já está no trecho visando reconquistar o CPA, com reuniões da caravana da esperança, percorrendo o interior rondoniense. O ex-governador Ivo Cassol (PP) segue esperançoso de conseguir se livrar das amarras da justiça eleitoral para entrar em campanha. O atual prefeito de Cacoal Adailton Fúria (PSD) cogitado como candidato, ainda espera definições no quadro político para entrar em cena.
A emancipação
O município de Cerejeiras, que foi desmembrado de Vilhena, está completando 42 anos de emancipação política e administrativa. O município produziu bons deputados estaduais e até um governador, que foi Daniel Pereira, que foi vice do governador Confúcio Moura assumiu o governo estadual na década passada. Atualmente o município conta com o deputado estadual Ezequiel Neiva que deve pleitear uma cadeira a Câmara dos Deputados. Seu filho Viveslando, uma vaga a Assembleia Legislativa, em dobradinha com seu pai Ezequiel que foi um dos deputados estaduais mais votados em 2022.Cerejeiras é forte no agronegócio, um dos maiores produtores de soja no estado.
Novo cenário
Com a popularidade aumentando por conta dos efeitos no agronegócio do tarifaço trompista-bolsonarista, o atual presidente Luís Inácio Lula da Silva e o PT se animaram para as eleições do ano que vem. Rondônia, considerado reduto bolsonarista, entrou, finalmente na agenda do atual presidente. Com este novo cenário e o ex-presidente Jair Bolsonaro já considerado carta fora do baralho para as eleições do ano que vem, são os governadores que disputam o espólio conservador. São Tarcísio de Freitas, de São Paulo, Ratinho Junior, do Paraná, Romeu Zema de Minas Gerais e Ronaldo Caiado de Goiás. Ratinho e Caiado já estão correndo trecho pelo País.
Visita de Lula
Se a agenda presidencial não for modificada, o presidente Luís Inácio Lula da Sílica desembarca em Rondônia nesta sexta-feira, dia 8, para cumprir compromissos, como da assinatura da licitação da ponte binacional em Guajará Mirim e conceder outros benefícios elencados para Porto Velho e outros municípios. Quem está comemorando são os petistas e os políticos ligados a caravana esperança formada por oito partidos. Com a popularidade de Lula aumentando, os pré-candidatos a Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados, ao governo do estado e ao Senado se farão presentes com inusitada satisfação. Muitos andavam arredios.
Via Direta
***Com os rios da Amazonia baixando rapidamente, alguns municípios de Rondônia já estão de barbas de molho com relação ao abastecimento de água já no mês de setembro *** Fui bisbilhotar os novos supermercados inaugurados na semana passada na Zona Leste. Constatei o Meta 21 melhor localizado que o rival e sua nova unidade do Grupo Gonçalves no Bairro Planalto *** A Meta 21 entrou firme na disputa com o gigante de Jaru com novas unidades e também no quesito preços. A concorrência beneficia os consumidores *** E cadê o nosso estádio anunciado pela deputada federal Cristiane Lopes juntamente com o governador Marcos Rocha com pompa e circunstância?
