Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

ESPORTE ESCOLAR
Rondônia vence série bronze do futsal escolar feminino sub-18 em competição nacional

🛠️ Acessibilidade:

Equipe do CTDE de Rolim de Moura conquista título em Aracaju após seis jogos

Por Informa Rondônia - quinta-feira, 07/08/2025 - 11h55

Conteúdo compartilhado 135 vezes

Porto Velho, RO – A seleção feminina sub-18 de futsal de Rondônia conquistou, no domingo (4), o título da série bronze do Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal, realizado entre 28 de julho e 4 de agosto, em Aracaju (SE). A equipe é composta por alunas do Centro de Treinamento de Desporto Escolar (CTDE) Aluízio Pinheiro Ferreira, de Rolim de Moura, vinculado à Coordenadoria de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar (Cefacee), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Durante a fase de grupos, o time de Rondônia estreou com vitória de 1×0 sobre o Acre, depois perdeu por 4×3 para o Amazonas e empatou em 1×1 com o Mato Grosso. Na sequência, já na chave bronze, venceu o Amapá por 4×1, superou a Paraíba na semifinal por 2×1 e garantiu o título ao vencer o Espírito Santo por 3×2, com o gol decisivo nos minutos finais da partida. A equipe foi comandada pelo professor e técnico Eduardo Barros, integrante do CTDE de Rolim de Moura.

O governador Marcos Rocha afirmou que “a vitória representa muito mais que um título esportivo. É resultado de um projeto sério, executado com dedicação por profissionais comprometidos, e que leva o nome de Rondônia ao cenário nacional. Parabenizo cada atleta, técnico e equipe da Seduc envolvidos nesse grande avanço para o nosso estado”.

A secretária de Estado da Educação, Ana Pacini, também comentou sobre a atuação da Seduc. “Essa conquista reflete o investimento que temos feito na base esportiva escolar. A decisão de adaptar o cronograma do juvenil para garantir a presença da equipe foi estratégica e o resultado mostra que valeu a pena. Estamos construindo um novo tempo para o esporte escolar em Rondônia”, declarou.

Segundo o coordenador da Cefacee, Alan Raniere, houve um esforço conjunto para viabilizar a presença da equipe na competição. “Para garantir que essas atletas estivessem em Aracaju, readequamos o calendário da fase juvenil com apoio das escolas e da Seduc, priorizando a valorização do trabalho que vem sendo feito nos centros de treinamento. Essa medalha é o reconhecimento do esforço de todos os envolvidos”, afirmou.

As atletas que integraram o time campeão são estudantes atendidas pelo CTDE Aluízio Pinheiro Ferreira. O centro de treinamento é um projeto da Cefacee com foco no fortalecimento do desporto escolar e na preparação de alunos para competições. A participação da delegação no torneio nacional reforça a atuação institucional voltada à formação integral dos estudantes, por meio do esporte educacional.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: